"Honda CR-V ou Captiva Ecotec? Não sei qual comprar."


"Amigos,

Estou numa grande dúvida. Quero trocar minha Chevrolet Zafira e estou num grande dilema se devo comprar o Honda CR-V 4x2 ou o novo Chevrolet Captiva Ecotec. O preço é similar, mas tenho que levar em conta a beleza, o consumo, o desempenho e o conforto. Nesta ordem, mesmo.

Sou mulher e ando mais na cidade do que na estrada. Meninos, me ajudem a decidir.

Abraços,

Eliane Biazus"


Bom dia, Eliane, tudo certo?

Sua dúvida deve ser a mesma de muitos compradores. Afinal, o Captiva já tinha um preço bastante atraente com seu motor V6, tornando-se ainda mais interessante com o moderno motor Ecotec. O CR-V, por sua vez, chegou ao mercado com um desenho que virou a cabeça de muita gente.

Considerando seus critérios, na ordem de prioridades que você estabeleceu, não podemos ajudá-la muito no que diz respeito à beleza. Esse é um dos conceitos mais subjetivos que há e também um dos mais importantes. Posso sugerir a você um veículo excelente, mas que você detesta ver em sua garagem. Do mesmo modo, se eu lhe disser que aquele carro lindo é uma bela porcaria, você certamente vai procurar uma segunda opinião. Neste ponto, portanto, a escolha tem de ficar inteiramente sob o seu ponto de vista. Qual é mais bonito para você? O que posso dizer é que o Captiva tem menos tempo de mercado e tende a mudar mais tarde, o que diminui o risco de desvalorização.

No que se refere a consumo, o do CR-V é mais comedido até porque ele tem motor menor e menos potente que o do Captiva. São 150 cv contra 171 cv. Também existe a questão do câmbio, que é de cinco marchas no Honda e de quatro marchas no Chevrolet. A marcha a mais no CR-V ajuda o motor a trabalhar sempre da melhor maneira. A falta de uma marcha no Captiva atrapalha seu desempenho e faz seu consumo aumentar.

Quando o critério é conforto, o Captiva oferece mais espaço interno e de porta-malas. Também oferece mais itens de série, uma vez que o CR-V, apesar de muito bem construído, também é conhecido por ser um tanto espartano.

Antes de se decidir por qualquer um destes veículos, eu te sugiro fazer um test-drive em ambos, cotar o seguro e só então fazer sua escolha. Também sugiro a você avaliar o Nissan X-Trail novo, que é um excelente veículo. No mais, se você precisar de mais alguma informação, me avise.

Um abraço,

Gustavo