Quero que meu primeiro carro seja cheio de estilo

"Boa tarde! Costumo acompanhar o site e você merece os parabéns!


Mas vamos lá: estou prestes a completar 18 anos e gostaria de saber sua opinião em relação ao carro que devo pegar. Penso em um carro com bastante estilo. Pensei no Audi A1, no Volvo C30 e no Subaru Impreza, sabendo que este último peca pelo conforto.


Com um teto de R$ 120 mil reais, quais são suas outras sugestões?


Um abraço,


Alexandre S."

Salve, Alexandre! Obrigado pelos cumprimentos e pela audiência.

Legal saber que você tem um teto tão alto de valor para seu primeiro carro. Ele permite que você compre praticamente qualquer carro vendido hoje no Brasil. Entre os nacionais, permite comprar todos. O problema é o que eu relatei na consulta ao Leonardo Mac Franco: você, como ele, ainda não tem experiência de trânsito suficiente para ter carros muito fortes. Se tiver, foi porque morou nos EUA, e dirigiu lá desde os 16, ou porque tem experiência de volante em pistas. Nenhum dos dois casos te salva no nosso trânsito. A coisa aqui é muito diferente, como mostra esse excelente artigo do coronel Milton Corrêa da Costa. Recomendo que você o leia.

Se essa grana é sua, o mais certo é você usar só uma parte dela para pegar experiência e, aí sim, partir para o carro dos seus sonhos. Se é dos seus pais, eles querem que você aprenda a dirigir no carro mais seguro possível. Que fique protegido mesmo que faça alguma bobagem das grandes, o que é mais comum quando se tem menos experiência e uma confiança derivada mais da vontade de mostrar que você consegue do que uma que simplesmente mostre que você sabe. E é isso que a gente tem de levar em conta: mais do que um carro cheio de estilo, um que te proteja.

Todos os carros que você cita são rápidos demais para sua experiência. Se não te ferirem por colocar em suas mãos mais potência do que você está preparado para administrar, eles podem cassar sua carteira no período de experiência, por multas.

Digamos que você compre o carro de seus sonhos, independentemente dos conselhos. Sua falta de experiência ao volante pode transformar a compra em algo traumático. Veja a situação: você começou a dirigir agora e está com um carro show de bola na garagem, estalando de novo, lindo de morrer. E vai colocá-lo no trânsito, em estacionamentos, em vagas de garagem com pilastras, vai estacionar na rua e por aí afora. Com um carro do qual você goste muito, a tendência é que você dirija mais preocupado com o veículo do que com o que é realmente importante. Sem contar que qualquer raladinha, normal no começo, vai se tornar uma grande tragédia.

Tenho diversas histórias de gente que tirou carta e já quis pegar um carrinho assim, todo bacana, para aprender a dirigir, para pegar o jeito. Foi um desastre. No primeiro acidente, graças a Deus nada de grave, as pessoas já perderam a confiança e deixaram de dirigir. As que tinham financiado o carro, então, ficaram meses fazendo contas para consertar o carro e pagar o financiamento.

Se meu conselho servir de alguma coisa, o que eu recomendo à moçada que está tirando carta agora é que compre um bom carro, mas um carro do qual não sintam a menor pena. De preferência, que o comprem à vista e ainda guardem um dinheirinho para eventuais consertos. Não porque "carta nova" necessariamente bata, mas porque o bom motorista não pode ter medo de guiar. Porque ele tem de conhecer bem o carro e esse processo às vezes implica uma ralada ou outra que só a atenção e a experiência vão evitar.

No seu caso, os carros que eu recomendo, mantendo estilo em um carro que limite seu entusiasmo, são o Mini One ou o Hyundai Veloster:



Nenhum deles é tão forte que coloque sua vida ou sua carteira em risco nem vão deixar você fazer feio em uma balada. Fora isso, são carros de concepção moderna e podem trazer muitos itens de segurança para ajudá-lo a se habituar, com segurança, à vida ao volante.

Depois de uns dois anos, quando você já tiver essa manha, recomendo que você compre um BMW Série 1 se o orçamento ainda permitir. Ele tem tração traseira, é forte e divertido de dirigir, mas ainda economiza combustível. Também é um carro de solteiro, cheio de estilo.  O A1 tem tração dianteira e é praticamente um Polo de nova geração. O C30 tem um custo de manutenção proibitivo até para quem não tem tantas restrições de orçamento e o Impreza vai mudar em breve. Fora eles, tem o novo Mercedes-Benz Classe A, mas ele também tem tração dianteira, e o Volvo V40, que é de quatro lugares, mas deve ter os mesmos problemas de custos e de rede que afetam os demais produtos da marca. Vai de Série 1, mesmo. Belo carro.


Só para finalizar, espero que você tenha lido o texto do coronel. Se não leu, mais uma chance: é só clicar  neste link. Nosso trânsito já tem muito cabeça-de-bagre fazendo bobagem por aí. Por favor, não seja mais um. Faça a diferença.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Gustavo