Preciso de um carro para viajar a trabalho

"Bom dia! Gustavo, tudo bem?


Estou precisando de um carro para usar a maior parte na estrada, estava pensando em um automatizado.  O importante, para mim, são os custos, consumo, manutenção etc. Estava pensando no Fiat Grand Siena. Viajo a maior parte do tempo sozinho, a trabalho, cerca de 2.000 km/mês. Atualmente tenho um Peugeot 307 Feline, que vou deixar com minha esposa. Não tenho filhos. Esse carro pode ser usado em viagens, também.


Eu carrego duas malas, uma com roupas e outra com roupas de cama. Não é muito, pode ser carregado em um banco traseiro, caso necessário. Tenho uma carta de crédito contemplada de R$ 52.000. Não abro mão de itens de segurança (ABS e air bag). 


Poderia ser um hatch, até um Uno... Gostaria de um carro com baixos custos (seguro, manutenção e consumo). Ah, e pode ser de outra linha, já que só citei a Fiat.


Muito obrigado.


Grande abraço


Fábio I. S."

Bom dia, Fábio, e desculpe a demora em responder. Pelo que eu li, o que você precisa é de um carro para ganhar dinheiro. Um que consuma pouco, que tenha bons preços de seguro e de peças e que seja confiável. Entre as opções atualmente no mercado, a que eu mais recomendo, para o seu caso, é o Nissan Versa.



De um carro grande vocês não precisam porque já têm o Peugeot 307, que não é lá muito tranquilo de preço de manutenção. Como não têm filhos, também não precisam de porta-malas. O mais indicado, para seu caso, seria um hatch, mas o Nissan March não oferece ABS. Azar o dele: poderia ir para sua garagem.

Os preços de revisão e de peças do Versa, assim como os do March, são os mais baixos do mercado, tabelados (não aceite se a concessionária vier cobrar mais, algo que tem acontecido com frequência), o seguro é baixo, ele bebe pouco e vem com ótimo nível de equipamentos por R$ 43.890. Fora que ele tem três anos de garantia, uma boa pedida para quem precisa de um carro para trabalhar. A do Siena é de apenas um ano, mesmo que ele ofereça a opção de air bags laterais. O melhor é comprar um carro que já os ofereça de série. E seu foco, neste caso, é um carro seguro e que gaste pouco.

O que o Versa poderia melhorar é o assento, que é muito curto, e a aparência, que é meio controversa. Fora isso, é o melhor carro do mercado hoje para quem quer economizar em peças e no combustível sem abrir mão da segurança. Exatamente o seu caso.

Como sua carta de crédito está acima deste valor, uma boa ideia seria vender o 307 Feline e aproveitar para comprar um carro maior para você e sua esposa viajarem com mais conforto e também gastando pouco, mas isso a gente deixa para outra consulta, se vocês sentirem necessidade.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Gustavo