Peugeot 301 e Citroën iD - os frutos do projeto M43 da PSA

A edição 53 da revista Car and Driver, que você ainda encontra nas bancas, traz o que a PSA, ou a Peugeot-Citroën, planeja para 2014: um sedã compacto premium, do naipe de Cobalt e Versa, com excelente oferta de equipamentos e de espaço. Chamado provisoriamente de iD, o Citroën seria o primeiro fruto do projeto M43 (M4 da Citroën e M3 da Peugeot), que usa a plataforma BHV1, a mesma do 208, carro que começa a ser vendido no Brasil em março de 2013. Pois o primeiro a aparecer não foi o iD, mas sim o M3, o sedã Peugeot, com um nome surpreendente: 301.


E o que 301 tem de surpreendente? Esse seria o nome do sucessor do 308, que já está em preparação na Europa. O tal sucessor não será uma versão hatch do 301, já que essa versão é nada menos do que o 208. Como a marca anda subindo os carros de posto, chamando o sedã do 308 de 408 e o do 208 de 301, não seria surpresa o novo hatch médio da marca se chamar 401, mas não será. A resposta veio com a ajuda do site CarAdvice: a Peugeot vai mudar seu modo de nomear os carros. De hoje em diante, todos os carros com final 1 serão os acessíveis, criados para custar pouco e atingir novos clientes. Caso do 301. A Citroën seguirá a mesma estratégia, mas com os modelos iD. Os com final 8, como 208, 3008 e por aí afora, manterão seus números em suas novas gerações. Serão os modelos mais caros e sofisticados da empresa. Como a linha DS, da Citroën.


O sedã da Peugeot terá 4,44 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos (maior que o do Nissan Versa e que o do Chevrolet) e um porta-malas de 506 litros. O Citroën iD terá medidas semelhantes. Compare os dois, na projeção da Car and Driver, obra de João Kleber Amaral, e nas fotos da Peugeot.











Fonte: Peugeot, Car Advice e Car and Driver