Picape para o trabalho e para a família

"Bom dia,

Entrei no site por acaso e me interessei por uma dica de uma pessoa mais especializada em carros. Me chamo Humberto e sou veterinário. Possuo uma Saveiro G5 com 35.000 km rodados, sendo mais de 50% estrada de terra de média qualidade (se é que existe isto). Gostei bastante da Saveiro (tirando os barulhos), pois preciso de caçamba (tenho uma propriedade rural). Recentemente, a família aumentou e, assim, necessito de um veículo com mais de dois lugares, porém que tenha uma certa rusticidade para rodar em estrada de terra.


Não abro mão do ar e direção. Acredito que, após vender a Saveiro, por cerca de uns R$ 32 mil, terei R$ 40 mil para investir em um novo veículo. Quais seriam as melhores opções? Como já citei, moro na zona rural, e tenho pesquisado sobre a Toyota Hilux e a Mitsubishi L200 (ambas cabine dupla) por volta do ano 2002 a 2004. Será que valem a pena?


Abraços,

Humberto O."

Salve, Humberto, tudo bem?

Primeiro, parabéns pelo aumento da família. Segundo, você é um dos poucos casos em que eu realmente indico uma picape: precisa da caçamba e roda em estradas de terra. Como a família aumentou, a melhor opção é uma cabine dupla.

Os dois modelos que você citou eu não indico por uma razão: já saíram de linha há muito tempo e, com o valor que você pode pagar, estão muito usados, a não ser que você dê a sorte de encontrar uma picape que rodou pouco. Difícil.

Pelos R$ 40 mil, você consegue comprar ou uma Chevrolet S10 2007 ou 2008 e uma Ford Ranger XLT 2008 ou 2009. Pessoalmente, eu recomendo a Ranger: é mais nova e eu considero mais bonita que a S10. 





A desvantagem dela é ter fabricação argentina: ainda que os carros "hermanos" sejam tratados como nacionais, eles podem sofrer com a falta de peças. Não custa checar. Uma forma fácil de fazer isso é cotar o seguro das duas. A que tiver os valores mais baixos provavelmente será a mais fácil de manter.

Para seu caso, que roda relativamente pouco, não recomendo um modelo a diesel: para se pagar, ele tem de rodar muito. O seguro também é muito alto por conta dos roubos e furtos; os motores são usados como geradores. Além disso tudo, o diesel foi considerado uma substância carcinogênica, ou seja, que pode causar câncer.

Por fim, não se esqueça de usar cadeirinhas para carregar o filhote. As melhores trazem selos do Inmetro e, cá entre nós, eu compraria apenas um modelo com Isofix, um sistema de ancoragem das cadeirinhas que fica na própria estrutura do veículo. É muito mais seguro. Por favor, não faça como o bando de irresponsáveis que eu vejo por aí carregando crianças soltas no banco de trás ou, pior, no colo, no banco da frente.

Espero que isso te ajude a fazer o melhor negócio.

Um abraço,

Gustavo