Todos os cães merecem segurança

"Bom dia, Gustavo.

Gostei muito de suas dicas ao visitar sua página e resolvi escrever para pedir sua opinião na escolha de um novo carro. 

Hoje meu marido e eu temos um Honda Civic 99 automático que nos atende muito bem até o momento. Contudo, nossa família cresceu e estamos buscando uma nova opção, usada, até uns R$ 40 mil.

Bem, temos dois bassets (um hound e uma daschund) que se comportam muito bem no banco de trás do Civic usando o cinto de segurança próprio, mas adotamos dois cães recentemente de porte médio e buscamos uma alternativa que transporte todos em segurança e com conforto.

Nossos passeios se resumem principalmente a idas ao parque aos domingos e viagens ao Rio de Janeiro de vez em quando.

Pesquisando sobre bons carros para quem tem cães, vi algumas possibilidades, como Subaru Forester, Kia Soul, Hyundai Santa Fe e alguns que nem são comercializados no Brasil, como o Honda Element e o Toyota Venza.

Nossa preocupação principal é ganharmos qualidade no transporte de nossos cães e mantermos o mesmo nível de carro, pois já nos acostumamos com o câmbio automático, o conforto e confiabilidade do Honda, além de não sentirmos uma diferença gritante no consumo, já que nosso Honda tem um consumo baixo: de 10 km/l a 12 km/l na cidade, chegado até 15 km/l na estrada.

Desde já agradeço a atenção.

Helen M."

Boa noite, Helen, tudo bem com você e com a turma?

Em primeiro lugar, parabéns por transportar os cães de uma maneira responsável. Não só pela integridade física deles, mas também pelas de seu marido e sua. Solto no carro, qualquer animal, ainda que de pequeno porte, representa um perigo enorme em acidentes ou desacelerações bruscas.

Infelizmente não temos no Brasil carros que sejam considerados amigáveis com cachorros, como o Venza e o Element, mas, pelo que você me disse, o ideal seria um carro que ofereça três fileiras de bancos, para levar cada um dos animais em um assento. Nessa faixa de preço, a melhor opção com isso em vista é a Chevrolet Zafira.


Por R$ 40 mil, você consegue comprar uma dez anos mais nova que seu Civic atual, ou seja, 2009. Ela é espaçosa, tem peças fáceis de encontrar e deve garantir segurança e conforto a todos os seus cachorros. O problema dela é consumo, bem mais alto que o do Civic.

Até há opções importadas que talvez consigam atender essa necessidade de transporte, com três fileiras de bancos mas elas vão te penalizar em custo de manutenção e de seguro. As que você apontou a obrigariam a carregar seus cães no porta-malas, algo que, tenho certeza, você não quer que aconteça.

Espero que isso a ajude.

Atenciosamente,

Gustavo