As rodas influenciam no consumo?

"Caros amigos do MotorDicas,

Acho que essa é sempre uma dúvida recorrente entre os entusiastas e aqueles que gostam de carro e querem deixar o seu bem apresentável. Quando falamos em aros esportivos, sempre nos vêm à cabeça aros 16", 17", 18"... Agora, no que concerne ao consumo, há uma grande diferença para os aros originais, que vêm de fábrica?

Outra coisa, já mais particular: as rodas do New Civic cabem no Honda Fit?

Abraços,

Ivo Lunguinho"


Como vai, Ivo, tudo certo?

Há, sim, uma diferença de consumo entre rodas de série e rodas que você adapta em seu carro para ele parecer mais esportivo. Ainda que você não se sentisse tentado a pisar mais se seu automóvel parecesse mais possante, o que por si só já aumentaria o consumo, pneus esportivos têm um composto que adere mais ao solo. Com isso, o esforço para a roda girar é maior.

Do mesmo modo a superfície do pneu: se ele originalmente for 165/70 R13 e você colocar um 195/30 R18 no lugar, o que é possível, a superfície de contato (e de atrito) do pneu de aro 18" será bem maior que a do pneu aro 13". Não é à toa que carros populares tinham "pneus de bicicleta". Quanto mais finos, mais econômicos.

Mas não serve colocar qualquer pneu e roda em seu carro. Quando você escolhe uma roda maior, o pneu tem de manter a circunferência da roda original, sob pena de haver problemas na mensuração da velocidade e você tomar multas por desconhecimento. O comportamento do carro, com um pneu muito grande, também pode ficar pior, mais lento. Seria como se as marchas tivessem ficado subitamente mais longas.

Para calcular essa circunferência, há diversas calculadoras de pneus por aí, a maioria em inglês. Eu recomendo essa: http://www.etyres.co.uk/tyre-size-calculator.htm. A nova medida não pode ultrapassar 2,5% de diferença em relação à do pneu anterior.

No que se refere a sua pergunta sobre as rodas do New Civic caberem no Fit, cabem, porque o offset é o mesmo, mas há dois problemas: a furação das rodas é diferente (a do Fit tem quatro furos e a do Civic, cinco) e o pneu pode ter um diâmetro diferente. Calcule o diâmetro e acerte o problema de furação que fica tudo certo.

Espero ter ajudado!

Um abraço,

Gustavo