Empresário do RS cria jipe sobre base do Willys CJ5, o xiRu

Rafael Guido Klaudat, do Rio Grande do Sul, queria dar um novo visual ao Willys CJ5. "A grande maioria já tem suas carrocerias muito deterioradas. Como eu nunca gostei de cópias, decidi então produzir uma carroceria que tivesse um estilo robusto, próprio dos jipes, porém diferente dos que já existem e sem a necessidade de fazer modificação nenhuma no chassi do CJ5." O resultado do esforço solitário de Klaudat é o xiRu, um jipe que deve chegar ao mercado em breve.



Como se trata de um kit de carroceria, o preço deve ficar, segundo Klaudat, em R$ 6.900. Todo feito em fibra de vidro, o xiRu apresentará vantagens em cidades do litoral, onde a corrosão ataca as carrocerias de aço sem dó.

O pessoal de Santa Catarina conhece bem o termo xiru, selecionado por Klaudat para batizar seu veículo. “O nome xiRu foi escolhido em razão de um amigo, que costumava chamar a todos de xiru. Como este nome me pareceu simpático, após pesquisar no dicionário descobri, para minha agradável surpresa, que seu significado na língua tupi é ‘meu companheiro’.”






Fonte: Rafael Guido Klaudat