Peugeot apresenta sua idéia de crossover, o 3008

Quando a Peugeot apresentou o Prologue, nós avisamos a nossos leitores que ele seria chamado (ou numerado) de 3008 em sua versão de produção em série. Hoje o carro foi oficialmente apresentado pela fabricante francesa, mas ele não traz tração nas quatro rodas, como todos esperavam. Esse equipamento foi adiado para 2011, quando a companhia apresentará o 3008 equipado com o sistema HYbrid4.



Enquanto o carro não apresentar o equipamento, ele será apenas um veículo de tração dianteira, muito semelhante a uma minivan, mas se a Peugeot o chama de crossover só porque ele pode usar rodas de aro 18", não colocaremos nenhum obstáculo a isso. A marca sabidamente tem problemas em dar nome a seus carros, como constatamos aqui no Brasil com o 206,5, que ela chama de 207, modelo que ela já vende na Europa e que é maior e mais moderno que o modelo brasileiro.

Quando o modelo 2011 do 3008 for lançado, ele apresentará um motor elétrico sob o porta-malas que impulsionará as rodas traseiras. Será, possivelmente, o mesmo motor elétrico mostrado no Prologue HYbrid4, com 37 cv (27 kW), e ele deve ser casado com o motor 2-litros turbodiesel de 163 cv (120 kW), o mais potente oferecido na linha. Com esse conjunto, ele pode apresentar um consumo de 24,4 km/l e emissões de apenas 109 g/km de CO2.

O 3008 é, como o nome denuncia, construído sobre a base do 308. Ele tem 4,37 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,64 m de altura, com um entreeixos de 2,61 m. Seu peso vai de 1.399 kg (no modelo 1,6-litro a gasolina) até 1.539 kg (para o modelo com motor 2-litros a diesel com câmbio automático de seis marchas). Os pneus podem ir da medida 215/60 R16 à 235/45 R18, dependendo do nível de acabamento escolhido para o carro.

No que se refere aos motores, há duas opções a gasolina e três a diesel. Os a gasolina são um 1,6-litro de 120 cv (88 kW) a 6.000 rpm e 160 Nm a 4.250 rpm e outro 1,6-litro, turbo, que chega aos 150 cv (110 kW) a 5.800 rpm e 240 Nm a 1.400 rpm.

Os motores a diesel são um 1,6-litro que gera 110 cv (80 kW) a 4.000 rpm e 240 Nm a 1.750 rpm e um 2-litros que tem duas potências diferentes: 150 cv (110 kw) a 3.750 rpm e 163 cv (120 kW) a 3.750 rpm. O torque é o mesmo para as duas opções do motor 2-litros: 340 Nm a 2.000 rpm.

O compartimento do porta-malas leva 432 l com os bancos em posição normal e até 1.241 l com os encostos rebatidos. Além disso, o porta-malas pode ser dividido em dois níveis horizontais, com a porta traseira também dividida. Ela pode ter só sua parte superior aberta ou a superior e a inferior ao mesmo tempo.

Outro dispositivo interessante do 3008 é o mostrador em policarbonato, que leva aos olhos do motorista informações como velocidade e distância do carro da frente sem que ele precise desviar os olhos da pista. Inclua no pacote faróis bixenônio, freio de estacionamento elétrico e assistência a saídas em subida. Os preços do "crossover" da Peugeot ainda não foram divulgados.



















Fonte: Peugeot