Citroën se renova aos 90 anos trazendo o DS de volta

Um rumor a respeito de a Citroën trazer de volta a linha DS estava circulando bastante nas últimas semanas e foi confirmado ontem, dia 5 de fevereiro, data em que André Citroën, se estivesse vivo, completaria 131 anos (e quebraria o recorde mundial de longevidade). A Citroën aproveitou a oportunidade para a apresentar seu novo logotipo, mais arredondado, e o carro-conceito DS Inside, veículo que deve dar origem ao futuro DS3.



Claramente baseado na nova plataforma do futuro C3, que já está em uso pela C3 Picasso, o DS Inside lembra o DS original apenas em seu teto branco. O DS 19 de 1955 era um veículo revolucionário, o primeiro a trazer a suspensão hidropneumática autonivelante da Citroën nas quatro rodas. Seu desenho, criado por Flaminio Bertoni, é tão chamativo, até nos dias de hoje, que são poucos os veículos que poderiam rivalizar com ele nesse quesito. O caso é que a Citroën, no novo DS, não parece muito interessada no aspecto das inovações tecnológicas. O foco da empresa parece ser mais no sentido da sofisticação e do status. DS, aliás, significará Different Spirit, ou Espírito Diferente. Será uma forma de se destacar na multidão, em outras palavras.

A Citroën fará três modelos do DS: o DS3, o DS4 e o DS5. No caso do DS Inside, ou DS3, ele deverá dividir motores e plataforma com o novo C3, possivelmente os mesmos motores desenvolvidos em conjunto pela Renaul e pela BMW.

Ainda não há datas oficiais para o lançamento dos novos carros, mas os mesmos rumores que informaram o retorno dos DS ao mercado também dizem que o DS3 chega no primeiro trimestre do ano que vem. O DS4 e o DS5 seriam lançados em 2011. Como as informações sobre o lançamento se provaram dignas de crédito, não temos motivos para duvidar de mais essas.















Fonte: Citroën