Apesar de a Mazda não planejar levar a Genebra nenhum conceito chamativo, a montadora japonesa terá pelo menos duas estréias mundiais no evento, ambas ligadas ao bem-sucedido Mazda3, também chamado de Axela, no Japão. São duas novas versões do carro, a i-stop e a MPS, ou Mazdaspeed Axela, o modelo topo de linha do Mazda3.
No que se refere ao i-stop, o nome denuncia a tecnologia start-stop que ele traz. Funciona assim: quando o carro está parado em um congestionamento, ele desliga sozinho, voltando a ligar assim que o motorista pisa no acelerador ou na embreagem. Equipado com um motor de quatro cilindros e 2 litros, o MZR 2.0 DISI (Direct Injection Spark Ignition, ou Injeção Direta com Ignição por Vela), o carrinho consegue ser até 12% mais econômico que o Mazda3 atualmente à venda na Europa.
O Mazda3 MPS, por outro lado, traz um motor poderoso, o MZR 2.3 DISI Turbo, capaz de gerar 258 cv e de levar os motoristas deste hatch médio a novas alturas de prazer ao dirigir. Ainda não temos detalhes sobre os números de performance, mas eles devem ser revelados muito em breve.
Fonte: Mazda