O pessoal da AutoEsporte foi o primeiro a dar a notícia, mas agora a própria Chery se encarrega de fazer isso: a marca chinesa, a terceira maior em seu país, chega ao Brasil em julho com o utilitário esportivo Tiggo, fabricado no Uruguai e, portanto, com um preço bastante atraente. Equipado com dois airbags dianteiros, ABS, EBD, trio elétrico, direção hidráulica, ar-condicionado, rodas de liga-leve e toca-CD com MP3 e entrada USB, o carrinho de 4,29 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,71 m de altura e 2,51 m de entreeixos, com motor 2-litros de 139 cv (102 kW) a 5.750 rpm e 182 Nm de 4.300 rpm a 4.500 rpm custará cerca de R$ 49 mil. Considerando que o Ford EcoSport mais barato do mercado custa R$ 50,34 mil e não traz muitos destes itens, o primeiro oponente sério do utilitário mais vendido do Brasil, quem diria, será um sino-uruguaio...
Além do Tiggo, que só terá, de início, tração nas rodas dianteiras, virão também o Chery Face, o A3 (que vai ter de mudar de nome aqui por conta do modelo de entrada da Audi) e o famoso QQ, carrinho que já ameaçou vir ao Brasil diversas vezes como o modelo mais barato do país. Se vai conseguir é algo que precisamos aguardar.
O QQ tem 3,55 m de comprimento, 1,50 m de largura e 1,53 m de altura, com 2,34 m de entreeixos. O modelo que deve vir ao Brasil provavelmente terá motor 1,1-litro de 68 cv (50 kW) a 6.000 rpm e 90 Nm entre 3.500 rpm e 4.000 rpm. Considerando que o carrinho pesa apenas 900 kg, ele deve andar razoavelmente bem.
O Face, também chamado de A1, tem 3,70 m de comprimento, 1,58 m de largura e 1,56 m de altura, com entreeixos de 2,39 m, o que o tornaria um carrinho apertado não fosse a disposição dos bancos, com ponto h alto, semelhante à do Fiat Mille e do VW Fox. O motor é um só: um 1,3-litro de 83 cv a 6.000 rpm e fracos 114 Nm de 3.800 rpm a 4.500 rpm.
O A3 deverá ter seu nome escolhido pelo público brasileiro. De todos, é o que tem o desenho mais interessante. Com 4,28 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,47 m de altura, ele tem entreeixos de 2,55 m, o que o tornará um compacto premium, capaz de concorrer com VW Polo, Fiat Punto, Ford Fiesta e o futuro Chevrolet Viva. A linha de motores vai de um 1,6-litro de 119 cv ao 2-litros do Tiggo, de 139 cv, passando por um motor 1,8-litro de 132 cv.
Fonte: Chery