"Estou entre um Volvo e um Subaru. Qual, até R$ 100 mil, seria mais interessante?"

"Fala, Gustavo.

Tenho um Mercedes-Benz Classe A há quase nove anos; nunca me deu problemas. Sei que a manutenção regular é meio cara, mas o que me deixa meio ressabiado em comprar outro é o atendimento das únicas duas concessionárias daqui. É um lixo. Procuro um carro que possa me dar o mesmo conforto, segurança, e confiabilidade.

Nesse final de semana, buscando maiores informações sobre o i30 da Hyundai, eu passei por uma concessionária Subaru/Hyundai aqui no Rio e fiquei impressionadíssimo com os carros Forester e Impreza. Só que, ao lado, tem uma concessionária da Volvo que também me deixou abismado com um S40.

Falando de preços: o Forester é 2,5-litros e o Impreza, 2-litros e ambos custam o mesmo R$ 80 mil. O S40 está custando R$ 100 mil com essa redução de IPI.

Uso o carro geralmente para passeios por lugares asfaltados, não uso carro no dia-a-dia para o trabalho e, no final de semana, para uma saidinha ou outra.

Confesso que fiquei preocupado com a declaração do alternador de R$ 4.000 e consertos que deram PT para os carros da Subaru. Mas também escutei que são muito confiáveis e quase não dão problemas em termos de quebra e defeitos.

A Volvo é famosa pela qualidade e confiabilidade dos carros, tanto em segurança (imbatíveis) quanto em manutenção.

Ambas as marcas têm poucas concessionárias e perda acentuada de revenda (como fico muito tempo com os carros isso não é um item relevante).

Dicas? Aceito outras sugestões até R$ 100 mil.

Obrigado desde já.

Abraços,

Cleber Zanela"


Como você está, Cleber, tudo certo?

Vamos destrinchar sua pergunta para poder te dar uma dica que realmente te ajude. Você não faz uso frequente do carro e não viaja para muito longe. Com isso, pode comprar um veículo para curtir, sem muita preocupação com manutenção ou desvalorização, já que costuma ficar com o carro por bastante tempo.

De todas as coisas que podem afetar sua experiência de uso, a mais grave parece ser o atendimento deficiente das concessionárias. E olha que você reclamou de um que tem obrigação de ser acima da média, o da Mercedes-Benz. Nunca tinha ouvido reclamação contra ela, mas já ouvi muito contra Subaru e contra Volvo. Principalmente contra Volvo.

Só para esclarecer, Volvo teve muita reclamação com relação a manutenção, no início. A suspensão dos primeiros modelos era extremamente sensível ao piso brasileiro. Isso, aparentemente, melhorou bastante. Em compensação, sempre foram veículos muito seguros e dos quais eu gosto muito por uma razão em especial: eles não têm frescura. Tudo é direto ao ponto, o desenho é funcional e nem por isso deixa de ser lindo, especialmente no interior.

Subaru, por outro lado, é um tanque de guerra. Dificilmente os carros da marca dão problema. A tração integral permanente da marca é tida como uma das melhores do mundo e o estilo melhorou muito de uns anos para cá. Em termos de segurança eles também não deixam a desejar, especialmente por conta da dirigibilidade acima da média.

Em suma, sem necessidades muito específicas, não tenho como te recomendar nenhum modelo diferente destes pelos quais você se apaixonou. A Forester, como tem um perfil mais de off-road, eu deixaria de fora em favor do Impreza, que é mais legal no asfalto, mas é só. A melhor compra para você será a do carro que você mais gostar. Mesmo. Até porque você poderá ficar olhando para ele por nove anos. Gostando do carro, de seu estilo, as chances de você enjoar serão menores. Só consulta essa questão do atendimento das revendas para não se arrepender depois. Até porque, escolhendo uma marca com poucas concessionárias, suas opções ficarão bastante reduzidas. Mais uma vez.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo