"Meu primeiro carro 0 km, até R$ 35 mil, precisa ser econômico. Qual é o mais?"

"Olá, Gustavo. Tudo bem?

Gostaria de uma sugestão, pois pretendo comprar meu primeiro carro 0 km, se possível com redução de IPI.

Como utilizarei o veículo para o serviço, pegarei bastante estrada (aprox. 160km/dia), então o baixo consumo de combustível é um fator relevante. Raramente transportarei passageiros no banco traseiro e não pretendo gastar mais que R$ 35 mil, já que ainda pretendo inserir alguns equipamentos de luz e som nele.

Adorei o design do novo Voyage, mas parece que a direção hidráulica não vem de série, além de o preço do seguro não ser nada atraente. Estou entre um hatch ou sedã médio e pretendo ficar no mínimo cinco anos com ele.

O que você me sugere?

Agradeço desde já a atenção.

Sabrina Isomoto"


Tudo certinho, Sabrina, e com você?

A compra de um carro 0 km, no seu caso, que pretende ficar com o carro por cinco anos, é uma excelente pedida. Isso porque o valor que você investirá nele ficará menos sujeito a desvalorização, caso você resolvesse vendê-lo rápido, e o carro dará manutenção menos frequente por estar com todas as suas peças novinhas.

Considerando todos os seus requisitos, que são valor máximo até R$ 35 mil, um carro bastante econômico, mas com bom desempenho, e sem necessidade de levar ninguém nos bancos traseiros, além do prazo de cinco anos no qual você continuará com o carro, eu não tenho a menor dúvida em te indicar o Kia Picanto. Por diversas razões, a principal delas o preço:



No site da Kia (www.kiamotors.com.br) você pode ver que ele custa R$ 35,9 mil, mas, nas concessionárias, ele certamente é vendido por um valor menor do que esse. Em suma, vale pechinchar, se você gostar do carro. E, considerando o que você espera dele, acho que vai gostar.

Primeiro, ele é um carrinho bastante completo. Tem ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos nas quatro portas, toca-CD com MP3 e entrada para iPod (o que vai livrar você de instalar qualquer equipamento de som e arriscar a garantia do carro com isso) e volante com regulagem de altura.

Segundo, ele é o carro pequeno mais econômico à venda no Brasil. Ele não tem motor flex, o que pode ser um problema para você, mas, se não for, ele já foi apontado por entidades européias como um dos modelos mais econômicos à venda no Velho Continente.

Terceiro, ele tem garantia de cinco anos. É exatamente o tempo que você pretende manter o carro em sua garagem. Fazendo as revisões em concessionária, você vai conservar o Picanto sempre sob a proteção da marca, o que é uma segurança e tanto. Sem contar que os carros da Kia têm uma percepção de confiabilidade mecânica muito boa. Dificilmente se ouve falar em problemas sérios com eles.

Quarto, ele pode ser pequeno atrás e ter um porta-malas ainda menor, mas, como você não carrega ninguém atrás, isso não deve ser problema nenhum.

Por fim, ele é um carrinho bem legal de dirigir, com seguro baixo. Anda direitinho, tem bom acabamento e deve encarar bem as estradas pelas quais você vai rodar. Veja o carrinho melhor abaixo.




Se você ainda for mais favorável a um modelo nacional, com motor flex, eu sugeriria a você o Renault Sandero Expression 1,6-litro ou o VW Gol Power 1,6-litro, também, que estão exatamente na faixa de valor que você pretende pagar, são carrinhos modernos, lançados recentemente, e sem chances de mudar no curto prazo. Talvez eles sofram uma alteração ou outra em cinco anos, mas serão pequenas. O VW Fox também está para chegar ao mercado com uma dianteira nova e um novo painel, o que pode ser interessante para você, se você estiver disposta a esperar. Da GM virá em breve também o Agile, que não dá para recomendar a você ou não porque ainda não o conheço. Tomara que seja uma boa pedida. Espero ter ajudado, Sabrina.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo