"O que é melhor para mim e para meus filhos, uma perua ou uma minivan?"

"Olá,

Tenho três filhos (7, 4 e 2 anos) e quero acomodá-los melhor na ida à escola e nos passeios de fim de semana. Uso uma caideirinha e dois boosters com encosto para cabeça.

O cinto de três pontos é um diferencial, na minha opinião. Possuo uma Weekend e o cinto do meio (justo o da cadeirinha) é de apenas dois pontos, o que me deixa insatisfeita

Considerando ainda espaço interno traseiro, incluindo porta-malas, assim como o custo de manutenção do veículo (seguro e desvalorização do veículo), pensamos em investir no modelo Mégane Grand Tour, da Renault. Nesta mesma faixa de preço também está a Zafira, da Chevrolet. Qual seria a melhor escolha?

Abraços

Ligia Rubbo"


Como você está Ligia? Espero que tudo em paz.

Em sua consulta, bastante parecida com a do Luis Jorge Couto da Silva, o principal, para você, é o conforto e a segurança de seus três filhos, mas também contam a desvalorização, o valor do seguro e, decerto, consumo, dirigibilidade e espaço interno. Ainda que haja alguns empates, minha recomendação para você, neste caso, é realmente a opção pela Mégane Grand Tour.



Vendida por R$ 57,59 mil na versão Expression com motor 1,6-litro, ela tem um elemento fundamental, um que a Chevrolet Zafira, vendida a R$ 58.601, não tem nem como opcional: cinto de três pontos no assento do meio. Qualquer Zafira, da mais simples à mais equipada, tem só cinto sub-abdominal.

Além disso, e aqui vai uma questão de gosto pessoal (meu), peruas têm uma dirigibilidade muito superior à de minivans, o que melhora a questão da segurança. Entre uma minivan e uma perua, eu sempre vou recomendar uma perua, se outros elementos não pesarem mais a favor da minivan.

Não fossem esses dois fatores, a Chevrolet Zafira apresentaria algumas vantagens importantes em relação à Grand Tour: um motor 2-litros, mais forte e, na versão atual, honesto em termos de consumo, sete lugares (dois reversíveis no porta-malas), espaço de carga mais amplo (com os bancos recolhidos; ainda assim, não tão mais do que a Grand Tour), versatilidade e uma rede maior de concessionárias.



As desvantagens são o centro de gravidade mais alto, que a torna menos estável do que uma perua, o peso maior, que a torna mais gastona, e o fato de ela estar cotada para dar lugar a uma versão mais moderna em pouco tempo. A Mégane também terá uma versão mais moderna fabricada na Argentina a partir de 2011, mas o modelo nacional continuará em linha por conta de suas boas vendas.

Com tudo isso em vista, minha recomendação a você seria realmente optar pela Grand Tour. É um carro excelente, que deverá atendê-la bem e cuidar direitinho de suas crianças.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo