Fiat fará seu novo SUV sobre a base do 500L

O site italiano Motori Online publicou que a Fiat fabricará seu novo SUV pequeno sobre a mesma base utilizada pela minivan 500L, a SUSW (Small U.S. Wide), a mesma usada pelo Fiat Linea, derivada da usada pelo Fiat Punto. Isso muito nos interessa. Se o SUV vier ao Brasil, e isso é praticamente certo, ele trará mais produtos na bagagem.


Como se pode ver na projeção de Lorenzo Preti, o novo carro pode tanto ser um novo off-road leve, como EcoSport e companhia, como pode ser apenas uma versão aventureira da 500L. Pessoalmente, acredito que o carro será bem diferente da minivan, ainda que eles sejam muito próximos. Cogita-se o uso de motores 1.4 turbo, nas versões mais fortes, e a diesel, para a Europa.

A vinda do SUV é praticamente certa por diversos motivos. Primeiro, porque a Fiat precisa ter um modelo no segmento para enfrentar Duster, EcoSport e o futuro Enjoy. Segundo, porque a parte mais cara do processo, a plataforma, já está no Brasil, sob um sedã que não deu lá muito certo, apesar de suas qualidades. Terceiro, porque, por mais que a Idea ainda venda bem, ela está ultrapassada. E não deve resistir ao ataque da nova Chevrolet Spin, a minivan de 5 e de 7 lugares desenvolvida como PM7.

Se a 500L tem cinco lugares, haverá também uma versão de sete lugares chamada 500XL. Qual será o nome do novo SUV? Segundo o site italiano, será Fuoristrada. Estranho? É melhor que Viaggio...

Fonte: Motori Online