VW up! será feito em Taubaté, segundo revista

A revista AutoData informou hoje, por meio do twitter e do Facebook, que a nova fábrica da VW não será em Pernambuco, como se imaginava de início. Os investimentos será efetuados em uma fábrica já existente, a de Taubaté, no interior de São Paulo. É de lá que deverá sair o novo ultrapopular da marca, um modelo de cinco lugares derivado do up!.


Se os investimentos se confirmarem, a fábrica ampliará sua capacidade atual, de 1.000 carros/dia, e seu portfólio. Hoje saem de lá o Gol G4 e a Parati. Com 3,8 milhões de m2 de área total, a planta tem só 270 mil m2 de área construída e 4 mil empregados. Fundada em 1976, ela inicialmente produzia peças injetadas. A produção de carros começou em 1980, com o Gol.

Quando tiver terminado seu desenvolvimento, o up! brasileiro terá motores 1.0 EA 211, com comando de válvulas variável, e será capaz de transportar mais gente e carga do que seu similar europeu. A tampa traseira, em vez de vidro, deverá ser como a do conceito cargo up!, de lata. Só torcemos para as portas traseiras terem vidros comuns, e não os basculantes vistos nos carros da Europa.

Fonte: AutoData