Saiba comprar seu carro



Quer saber que montadora mais respeita o consumidor no ReclameAqui?

Virei frequentador do site ReclameAqui há uns dois anos. Primeiro, para reclamar de maus serviços e produtos. Depois, para me prevenir de empresas, marcas e prestadores de serviços com histórico de frustrações a seus clientes. Obviamente, não queria ser mais um. Só compro ou contrato, desde então, depois de dar uma boa olhada no site. Com isso em mente, resolvi hoje fazer um levantamento das montadoras que melhor atendem seus clientes, de acordo com o ReclameAqui.

O site mostra em seus índices a quantidade de reclamações de cada marca, quantos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa e a nota que dão a elas. Essas notas colocam as empresas como RA 1000, o índice mais alto, ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM e NÃO RECOMENDADA. Quem não tem notas suficientes entra como "SEM ÍNDICE". Nenhuma fabricante foi considerada RA 1000 ou ÓTIMA.

Os fabricantes mais tradicionais, curiosamente, são os mais acomodados, e figuram entre os que menos dão bola a seus compradores. As empresas mais novas tendem a ter um relacionamento mais direto, o que não necessariamente implica em uma boa avaliação. Quer saber mais? Continue lendo. O resultado será surpreendente para os mais conservadores.


AS MELHORES

JAC - Eis a marca mais bem qualificada no site de reclamações. Das 228 reclamações, 205 foram respondidas e 59,5% consideraram o retorno positivo. Tanto que voltariam a comprar um carro da empresa. Ela é considerada BOA pelos clientes do ReclameAqui.

BMW - Das 103 reclamações, 75 foram atendidas até hoje. 57,7% dos clientes voltariam a comprar da marca. É considerada REGULAR.

Mercedes-Benz - Tem um índice de atendimento exemplar. De 99 reclamações, todas foram respondidas, 51,6% voltariam a comprar. REGULAR.

AS MENOS PIORES

Ser tachado de RUIM não é legal, mas poderia ser pior. As empresas abaixo estão no lucro, mas têm de melhorar muito:

Citroën - Com 1.471 reclamações, das quais 1.288 atendidas, 39% voltariam a comprar um carro dela. RUIM.

Peugeot - 1.580 reclamações, 1.568 respondidas. Apesar do bom índice, só 35,6% voltariam a comprar carros da marca. Segundo os clientes, é RUIM.

Suzuki - A japonesa teve 34 reclamações, todas respondidas. 30% comprariam dela de novo. RUIM.

AS PIORES

Apesar de, por vezes, terem índices maiores de clientes que continuariam comprando delas, as empresas NÃO RECOMENDADAS tiveram notas de atendimento muito baixas. Abaixo, a ordem de avaliação é decrescente, se é que pode haver uma não recomendação mais leve do que a outra:

Toyota
261 reclamações
108 respondidas
43,3% voltariam a comprar
NÃO RECOMENDADA

Ford
2.937 reclamações
1.064 respondidas
38% voltariam a comprar
NÃO RECOMENDADA

Renault
2.287 reclamações
849 respondidas
37,9% voltariam a compra
NÃO RECOMENDADA

Nissan
1.133 reclamações
570 respondidas
34,4% voltariam a comprar
NÃO RECOMENDADA

Hyundai
409 reclamações
400 respondidas
31% voltariam a comprar
NÃO RECOMENDADA

Mitsubishi
311 reclamações
139 respondidas
34,1% voltariam a comprar
NÃO RECOMENDADA

Chery
315 reclamações
301 respondidas
29,1% voltariam a comprar
NÃO RECOMENDADA

Effa Motors
62 reclamações
49 atendidas
27,3% voltariam a comprar
NÃO RECOMENDADA

Volvo
11 reclamações
5 respondidas
Sem índice que quantos voltariam a comprar
NÃO RECOMENDADA

Chrysler
31 reclamações
4 respondidas
Sem índice que quantos voltariam a comprar
NÃO RECOMENDADA

AS QUE NEM RESPONDEM

Como se nota, responder não significa bons resultados. É preciso que a resposta resolva o problema. Mas tem coisa pior do que isso: deixar o cliente sem satisfação nenhuma. Nenhuma das empresas abaixo respondeu a seus clientes no ReclameAqui. Viraram NÃO RECOMENDADAS pelo descaso com o cliente por este canal de atendimento.

Veja que não necessariamente quem vende mais tem mais reclamações. Entre as Quatro Grandes, só a Ford se mobilizou para atender os clientes. Azar de empresas mais novas terem entrado no mesmo balaio. A pouca idade poderia ter evitado os erros, por uma agilidade supostamente maior, mas não ajudou:

Volkswagen
2.824 reclamações
NÃO RECOMENDADA

Chevrolet
2.460 reclamações
NÃO RECOMENDADA

Fiat
2.347 reclamações
NÃO RECOMENDADA

Honda
1.238 reclamações
NÃO RECOMENDADA

Kia
592 reclamações
NÃO RECOMENDADA

Land Rover
30 reclamações
NÃO RECOMENDADA

Subaru
18 reclamações
NÃO RECOMENDADA

Audi
15 reclamações
NÃO RECOMENDADA

AS INDEFINIDAS

Dentre as empresas, as três aí embaixo ainda não conseguiram nenhum índice de atendimento, mas já têm reclamações. Quem sabe elas não usam os exemplos acima para tentar ficar entre as que estão acima de REGULAR?

Lifan
36 reclamações
27 atendidas

Mahindra - Bramont
5 reclamações
Nenhuma respondida

Porsche
2 reclamações
Nenhuma respondida

Fonte: ReclameAqui