SUVs são uma boa pedida?


"Bom dia,


Estava lendo o seu blog e resolvi pedir um auxílio para a compra do meu próximo carro.


Tenho em mente comprar um carro SUV (estilo bonito, sensação de ser mais seguro), para uso urbano (o máximo de terra em que ando é quando vou para o sítio da minha sogra, e mesmo assim o trajeto de terra é de 1 km apenas - e vou no Honda Fit da minha esposa), com finalidade de ser o carrro principal da casa. Família constituída por mim, minha esposa e uma filha recém-nascida (1 mês).

Meu sonho de consumo seria um Volvo XC60, mas orçamento atual permite comprar carro de no máximo R$ 105 mil.


Tinha em mente um destes carros: Mitsubishi ASX AWD (esteticamente o mais bonito na minha opinião, mas fiquei com dúvida quanto ao porta-malas menor em razão de ter criança pequena), Honda CRV EXL, Mitsubishi Outlander 4 x 2, Hyundai ix35 (pena que a concessionária Hyundai da minha cidade seja muito fraca em termos de revisão, seria mais vantagem levar o carro a Belo Horizonte (a 100 km daqui) para manutenção, como fazia com meu i30) ou Suzuki Grand Vitara (o mais acessivel em termos de preço, mas com o mesmo problema de depender de levar o carro a BH para manutenção)?


Ou, por ter centro de gravidade mais baixo, um sedã seria mais indicado, em termos de segurança?


Muito obrigado,


Rubens Hurtado"


Bom dia, Rubens, e obrigado pela consulta.

Com uma filha pequena e tão pouco uso do carro em terra e terrenos difíceis, eu realmente não recomendo um SUV. Eles são menos estáveis, gastam mais combustível, têm manutenção mais cara, os pneus custam uma fortuna e eles só transmitem a sensação de serem mais seguros. Não são, como o vídeo abaixo mostra muito bem.



Sim, é um CR-V antigo. Sim, é uma pista de corrida, mas note que todos os demais carros fazem essa curva sem problemas. Só recomendo um SUV para quem realmente vai para a terra ou mora em lugares em que o asfalto é piada de mau gosto.

Assim sendo, vamos às opções que eu te recomendaria. Sou muito fã de peruas quando se trata de uso familiar. E as únicas que sobraram no Brasil, fora as pequenas, que só são opção para quem tem orçamento mais apertado, são a VW Jetta e uma Subaru, a Forester. Elas até tenta se passar por SUV, mas não é.

O problema é manutenção, que é cara, ainda que ela não seja muito sujeita a problemas mecânicos. Também é extraordinariamente estável, espaçosa e muito boa de acabamento. Sem frescura, como costumam ser os carros japoneses, mas com tudo no lugar certo. A Forester você encontra por cerca de R$ 90 mil. Tem outra opção boa na marca, a Outback, mas ela custa mais de R$ 140 mil.

A VW Jetta, por sua vez, tem menos espaço para os passageiros e é beberrona, mas conta com uma rede gigantesca de revendas e peças mais baratas. Fora isso, anda feito notícia ruim e é muito segura, altamente recomendável para andar com um bebê. A Volvo em breve lançará a V60, versão perua do S60, mas ela também deve ficar acima do valor que você pretende pagar.

Além das peruas, você também pode pensar em sedãs. Há excelentes opções na faixa de valor que você pode pagar. Desde o novo Hyundai Azera até o Ford Fusion, que muda em breve, mas ainda é um excelente carro. Se tiver mais alguma dúvida, pode ficar à vontade para me consultar novamente.

Um abraço,

Gustavo