A Volkswagen apresentou hoje todos os detalhes que ainda faltavam sobre o novo sedã do Gol, o Voyage. Com preços a partir de R$ 30,99 mil e um bom porta-malas de 480 l, o carrinho chega com a missão de levar a marca alemã de volta à liderança do mercado.
Com quatro versões, a 1.0 (R$ 30,99 mil, com motor 1-litro), a 1.6 (R$ 35,18 mil, com motor 1,6-litro), a 1.6 Trend (R$ 37,6 mil) e a Comfortline (R$ 39,43 mil), o novo Voyage pode, sim, ajudar a Volkswagen a crescer, mas tende a canibalizar o Polo Sedan. Por este preço, também tende a massacrar a concorrência, a não ser que ela se mobilize para mudar o jogo rapidamente. Os únicos modelos que oferecem ameaça ao Voyage, o Renault Logan (R$ 30,75 mil) e o Fiat Siena Fire (R$ 30,53 mil), não têm o mesmo apelo de novidade nem de estilo.
O motor 1-litro VHT (Volkswagen High Torque) que equipa a versão básica tem 76 cv com álcool e 72 cv com gasolina a 5.250 rpm, com torques respectivos de 104 Nm e de 95 Nm a 3.850 rpm. Equipado com ele, o Voyage atinge a máxima de 168 km/h (álcool) e 166 km/h (gasolina) e chega aos 100 km/h, partindo do 0, 13,3 s e 13,8 s, respectivamente. O consumo com gasolina, o único divulgado pela VW, é de 18,6 km/l em circuito rodoviário e 14,1 km/l no urbano.
Já o motor 1,6-litro tem 104 cv com álcool e de 101 cv com gasolina a 5.250 rpm, com torque máximo de 153 Nm e 151 Nm a 2.500 rpm, respectivamente. A máxima é de 193 km/h e o 0 a 100 km/h é feito em 9,8 s com o combustível vegetal. Se o que estiver no tanque for o derivado de petróleo, os dados são de 191 km/h e 10,1 s. O consumo, também só com gasolina, é de 18,5 km/l na estrada e 13,1 km/l na cidade.
Esperemos para ver o estrago que o Renault Symbol e o Honda Aria podem fazer, mas, de momento, parece que o Voyage vai ter fila de espera.
Fonte: Volkswagen