A MDI ficou conhecida no mundo todo por conta da invenção de seu fundador, o engenheiro francês Guy Nègre, que inventou o motor a ar comprimido. Hoje, a empresa voltou a chamar a atenção do mundo com um novo produto, um carrinho de apenas 2,07 m de comprimento, 1,60 m de largura e 1,74 m de altura. Além do motor a ar, ele também inova por não ter volante. O nome do modelo foi inspirado num ícone do mundo atual, o iPod, ainda que o MDI AIRPod não seja nem de longe tão bonito.
A bem da verdade, ele é bem esquisitinho. O que um dedo da Pininfarina não faria a esse veículo... Seja como for, não é pela beleza que o AIRPod pretende se destacar, mas pela racionalidade e por estar programado para ser o primeiro carro movido a ar comprimido produzido em série no mundo. Além disso, ele também pode se antecipar ao Venturi Volage, do qual já falamos, para ser o primeiro automóvel do mundo sem ligações mecânicas entre os comandos e as rodas. Em suma, será o primeiro carro a ser vendido no mundo totalmente "by wire". Assim como o Volage, ele não tem rodas que giram (acredite: na frente, há duas rodas, bem escondidinhas; ele não é triciclo, não). As curvas são feitas pela diferença de rotação entre as rodas traseiras, que tracionam o carro.
Com apenas 220 kg, o AIRPod carrega até 300 kg de carga (mais uma "Formiga Atômica"...) e leva três adultos e uma criança em sua versão para passageiros. Há também uma para carga, cerca de 10 kg mais leve.
Com tanques de ar (175 l) de altíssima pressão (350 bar), o AIRPod pode ser reabastecido em 1,5 minuto, nada se comparado às 4 horas de recarga total de um modelo movido a bateria (mesmo uma carga leve toma, no mínimo, 10 minutos). Com carga total, ele consegue percorrer 220 km. A máxima é de 70 km/h. Como na França se permite que jovens e pessoas sem habilitação conduzam carrinhos com velocidade limitada, haverá também uma versão que chega a no máximo 45 km/h, para rodar apenas em vias locais.
A MDI informa que o AIRPod será o primeiro carro da empresa a ser produzido em série e vendido ao público. Espera-se que isso comece a acontecer no final do primeiro trimestre de 2009. Na sequência virão mais três modelos da marca, o OneFlowAIR, um pequeno conversível, o MiniFlowAIR, carrinho urbano pouca coisa maior que o AIRPod, e o CityFlowAIR, um carro médio que leva até seis pessoas. Também há planos para um micro-ônibus, o MultiFlowAIR, que pode receber até três composições, como um trêm. Todos movidos a ar. Tomara que a idéia não se desmanche no vento...
Fonte: MDI