Mexer com alguns ícones é quase sempre certeza de encrenca com seus fãs. O Porsche 911, por exemplo, continua com motor traseiro, boxer, e com o mesmo desenho básico desde que foi criado. O motor boxer só deixou de ser refrigerado a ar porque a lei de emissões obrigou a Porsche a mudá-lo. E se esse carro deixasse de ter um motor a combustão? Como todo mito deve evoluir para continuar na ativa, a RUF se antecipou à Porsche e criou o eRUF Model A, um conceito de esportivo elétrico baseado no 911.
Equipado com 96 baterias Axeon de íons de lítio com base em fosfato de ferro, o eRUF tem um motor elétrico que gera 204 cv e 650 Nm de torque desde o 0, ou seja, é só triscar o pé no acelerador para ter os 650 Nm à disposição. A aceleração, brutal, só não fica ainda mais abaixo do tempo oficial, de cerca de 7 s, porque o peso do carro é enorme: 1.910 kg, dos quais 550 kg são só de baterias.
Esse peso todo não impede o eRUF de chegar aos 225 km/h e de ter a surpreendente autonomia de 250 km a 320 km, dependendo do pé do motorista. Como o carro ainda é conceitual, muita coisa ainda vai mudar ao longo do desenvolvimento, com foco principalmente em desempenho. Considerando a eficiência energética de um motor elétrico, que chega a 80%, contra 30% de um a gasolina e 40% de um a diesel, só os muito fanáticos continuarão aferrados à tradição. A evolução faz bem a tudo, inclusive a carros que já pareciam perfeitos.
Fonte: RUF via World Car Fans