TAC Stark terá motor turbodiesel 2,3-litros de 127 cv da FPT

A lógica nem sempre prevalece no mundo automotivo, especialmente quando faltam informações para dar base a ela. Nós, por exemplo, apostamos que o TAC Stark teria o motor 1,9-litro do Fiat Linea, fornecido pela FPT, mas o que a FPT ofereceu à montadora catarinense foi melhor do que a encomenda: o novo motor S23, um turbodiesel de 2,3-litros que gera 127 cv a 3.600 rpm e 300 Nm a 1.800 rpm. Era o que se pedia para o jipe desde que ele foi apresentado à imprensa, em 2006.



A lógica, neste caso, apontava para o 1,9-litros porque o Stark apresentado na edição de dois anos atrás do Salão do Automóvel usava um motor 1,8-litro flex da Volkswagen. Segundo o diretor-presidente da TAC, Adolfo Cesar dos Santos, este motor foi usado na época porque os movidos a diesel então disponíveis no mercado eram pesados demais, além de estarem com os dias contados por conta das novas normas de emissões brasileiras, equivalentes, em breve, à Euro 4 e Euro 5.

Os volumes da TAC, que devem chegar em três anos a 100 unidades por mês, seriam insuficientes para que a FPT investisse na nacionalização do motor, que também é fabricado em Foggia, na Itália. Portanto, além de atender ao Stark, ele também vai equipar modelos novos da Iveco e possivelmente da Fiat. Nossa aposta é que eles entrem no Campagnola e no Massif, além de em algum produto da Iveco.

Como a produção do carro depende do fornecimento do motor, e o S23 só começa a sair da linha de produção no começo do ano que vem, há um novo prazo para a chegada do Stark ao mercado. Depois de prometido para outubro do ano passado, ele agora deve entrar no mercado no segundo semestre de 2009.







Fonte: TAC e FPT