"Com R$ 45 mil, que sedã moderno e confortável eu poderia comprar?"

"Prezado Gustavo,

Recorro à sua orientação para não errar em minha próxima aquisição. Estou para trocar meu carro. Apaixonei-me pelo VW Polo Sedan e pelo Chevrolet Astra Hatch Advanced, mas após ler algumas notícias fiquei com medo de os atuais modelos saírem de linha no ano de 2010, o que acabaria por desvalorizar o veículo, sem falar que ficaria com um carro novo, mas desatualizado.

Pretendo usar o carro principalmente na cidade, mas valorizo itens como segurança, conforto, tecnologia, consumo, espaço e beleza. Minha preferência é pelos carros tipo sedã, mas me apaixonei pelo Astra Advanced principalmente porque já tive um Astra e conheço a qualidade do veículo e seu desempenho, entretanto me preocupou a notícia de que em 2010 ele sairá de linha.

Queria um carro bom, e com o preço acessível, considerando que pretendo investir uma média de R$ 45 mil. Atualmente, dispomos de dois veículos, sendo um o Mitsubishi Pajero Sport, que atende a viagens, estrada e praia, e outro um Fiat Palio (o qual estou trocando, após quatro anos de uso), que atende nossas necessidades dentro da cidade.

Como não pretendo trocar de carro pelos próximos 3 anos, no mínimo, gostaria de uma orientação segura, de uma pessoa isenta.

Gostaria de aproveitar a redução do IPI, por isso aguardarei ansiosa uma resposta.

Atenciosamente,

Tatiana Andrade"


Como vai, Tatiana, tudo certo? Você me mandou sua consulta antes do fim do prazo para o término da isenção de IPI. Só espero que você tenha lido o que eu disse sobre o terrorismo que andou sendo feito para as pessoas comprarem carros antes do final do prazo. Conforme o previsto, o IPI continuou nos patamares de estímulo ao consumo. Quem correu para fechar negócio pode ter se afobado à toa. Tomara que não tenha sido seu caso.

Se você não tiver corrido, talvez ainda possa comprar um dos lançamentos que prometem mexer com o mercado: o Honda City, que chega às lojas agora em agosto.







Esse sedã, construído sobre a base do Fit, deve ser mais barato que o monovolume. Com 4,42 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,48 m de altura e entreeixos de 2,55 m (5 cm maior que o do Fit), o City deve ser equipado com o motor 1,5-litro de 115 cv a 6.000 rpm com gasolina e 116 cv a 6.000 rpm com álcool e 145 Nm a 4.800 rpm com qualquer um dos combustíveis. Como o modelo vendido na Índia rende 118 cv a 6.600 rpm e 146 Nm a 4.800 rpm, é possível que o City brasileiro ofereça potência semelhante.

O Honda a atenderia bem por ser um modelo muito recente, sem risco de desvalorizar pelos próximos três ou quatro anos, com um motor bastante econômico, bom espaço interno, um bom porta-malas e um seguro baixo. Será, tudo indica, uma excelente opção de sedã.

Se você tiver muita pressa, o VW Polo Sedan não é o mais indicado. Ele vai mudar no ano que vem e será maior que o modelo atual, o que tende a desvalorizar o atual ainda mais.

Com relação ao Chevrolet Astra, ele é, sim, um ótimo carro que ficou ainda melhor com o novo motor 2-litros, mas ele tende a ser substituído pelo Vectra GT. Isso porque o Vectra deve ser substituído como modelo de luxo pelo Chevrolet Cruze, que chega no ano que vem. Se ainda houver espaço para o Astra, ele continua em linha, como o Classic, um exemplo incrível de "Highlander" automotivo. Mas eu não apostaria nisso. Aliás, eu torço para que não aconteça, considerando o número de carros ultrapassados que povoam o mercado brasileiro. Eles são o que Collor um dia chamou de "carroças". O autor da frase certamente não é o mais popular do mundo, mas nisso há que se dar a mão à palmatória. Ele acertou. Bons carros do passado, por melhores que tenham sido, têm de dar lugar aos mais novos.

Se você ainda gostar muito das opções que passou, o fato de você ficar com um carro por mais de três anos torna os efeitos de uma desvalorização menos importantes. O Astra, mais do que o Polo Sedan, tende a manter seu valor de mercado por ser um modelo mais popular em vendas. Espero que isso a ajude a se decidir, Tatiana.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo