"Por R$ 41 mil, quero um carro bom de asfalto e bom de terra. Qual vocês indicam?"

Boa noite,Gustavo!

Quero parabenizá-lo pelo seu blog, pela firmeza nas respostas às consultas e também pela seriedade mostrada.

Possuo um veículo Ford, modelo Novo Fiesta ano 07/08, um bom carro, mas já está chegando na casa dos três anos e estou pretendendo trocá-lo por um veículo que ande tanto em asfalto quanto em estrada de chão, para as vezes em que viajo para a terra natal de minha esposa. Em ultrapassagens ele deixa muito a desejar, especialmente quando está pesado, com cinco pessoas e a bagagem.

Para a cidade é um bom carro, mas para a estrada, quando cheio, ele se torna cansativo; utilizo o veículo para o trabalho e viagens (percurso de 727 km a 1.000 km), este veículo não tem me dado dor de cabeça na manutenção, apenas troquei pneus, freios dianteiros, manutenção normal de óleo e filtros.

Considero um veículo parrudo, pois quando estava para fazer a revisão dos 10 mil km, tive que sair da cidade em que reside a família de minha esposa (Fronteira dos Vales) até Teófilo Otoni, onde há uma concessionária Ford, e o veículo venceu um lamaçal violento, sem dar problemas e parar. Fiquei seu fã, mas nas ultrapassagens na BR-116 ele deixa a desejar.

Quero um veículo novo, até a faixa de R$ 41 mil, flexível, com motor de 1,6-litro a 2-litros, de preferência 8V, ou um usado nas mesmas bases, que não seja beberrão.

Um abraço,

Luiz Carlos Daniel Martins
Contagem - MG


Como vai, Luiz, tudo certo? Vamos a sua questão.

Você precisa de um carro por R$ 41 mil, com motor melhor do que um 1-litro, espaçoso bagagem e cinco pessoas), bom de serviço tanto na terra quanto no asfalto e com manutenção tranquila. Entre os novos, só conheço três veículos que poderiam atender sua demanda nessa faixa de valor: Renault Sandero Stepway, VW Voyage e VW Gol.

O Sandero, apesar de hatch, é muito espaçoso e tem um bom motor 1,6-litro. Ele, na versão Stepway, custa pouco mais de R$ 41 mil (R$ 41,79 mil) e tem suspensão mais alta, própria para encarar terrenos ruins. Seria a melhor indicação de um modelo novo para você.

Também indico os VW Gol e Voyage por serem os modelos mais modernos de seu segmento. Como você tem um Fiesta Sedan, o Voyage tem um porta-malas mais adequado ao que você precisa, ainda que o interior do Voyage seja mais apertado do que o do Fiesta. Mas, em se tratando de veículos novos, é o que encaixa no orçamento.

Se você está procurando um modelo usado, muita coisa vai caber no que você procura, mas, partindo do princípio de que tem de ter manutenção barata e ser bom de asfalto e de terra, eu escolheria algum modelo aventureiro. O Fiat Doblò Adventure pode ser uma boa pedida, ainda que ele deva mudar levemente ainda este ano. Por R$ 41 mil você consegue encontrar um 2007. Eu o indico, e não a Palio Adventure, por conta do espaço interno da perua, que é muito ruim atrás, a não ser que só viajem crianças ali. Também só se encontra o modelo antigo pelo valor que você pode pagar, o que eu não recomendo.

Entre as duas opções, de novos e usados, eu recomendo a você dar uma boa olhada no Sandero Stepway. Se não lhe agradar, espie o Doblò Adveture. Espero que isso o ajude a fazer uma boa compra, Luiz.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo