"O que é melhor: comprar um carro 0 km ou um seminovo?"

"Prezado Gustavo,

Leio sempre sua opiniões e acho excelente! Tô precisando de sua orientação. Tenho R$ 40 mil reais para comprar um carro, que mais ficará com minha esposa. Ela gosta de carro hatch. Você nos aconselha um Renault Sandero, um Chevrolet Meriva ou outro semelhante? Gosto do Nissan Livina, do Honda Fit, mas a grana não dá...

Preciso de um carro com gasto e manutenção pequeno, e bom de dirigir. Ah, e de revenda sem muita perda, tá? Dá para comprar um Renault Sandero zero ou um Chevrolet Meriva usado. É mais negócio um carro 0 km ou um seminovo?

A Renault até ontem estava com uma promoção. Mas, como não tive a idéia de lhe escrever antes....

Mas, até no final desta semana gostaria de fazer a compra, pois estamos sem carro. É uma dúvida grande essa de comprar carro novo ou usado. E o medo de pegar um usado com problemas.... Comprando usado em uma agência será que tenho garantia?

Obrigado, amigo, espero contar com sua orientação.

Um abraço,

Eduardo Krawczyk"


Eduardo, em primeiro lugar, me desculpe por não conseguir ajudá-lo no prazo em que você precisou. É bem possível que você já tenha comprado seu carro e não precise mais dessa resposta, mas talvez ela ajude outros de nossos leitores. Espero que ela também possa ajudá-lo de algum modo.

Sua dúvida se parece bastante, em seu cerne, com a de Denys Y. Okada: o que é melhor, um usado mais sofisticado ou um modelo novo, ainda que mais simples? Tudo depende do que você espera do carro.

Se quer um veículo com confortos, como ar-condicionado e direção hidráulica, e o dinheiro não der para comprar um modelo novo com esses itens, a melhor escolha é um carro usado. A questão é que veículos usados precisam ter uma excelente procedência. Se o seu for comprado de um particular, o ideal é que ele tenha conservado o carro bem, fazendo todas as revisões em concessionária. É por isso que eu costumo recomedar carros de locadoras de veículos, que têm de manter o carro em excelente estado, para que ele continue rodando direitinho. Em agências, existe uma lei que assegura motor e câmbio por três meses, mas é preciso que a agência seja muito bem recomendada. Não compre seu carro, de jeito nenhum, em qualquer lugar. Apesar de haver gente muito boa no meio, eu já encontrei muito picareta vendendo carro alagado, batido...

O carro novo tem a vantagem de nunca ter sido usado por ninguém, mas ele desvaloriza muito só de sair da concessionária e "deixar de ser" 0 km. A desvalorização imediata pode chegar a 15%. Carro novo também não é garantia de que você não terá dores de cabeça. Basta olhar as seções de reclamação para ver muitas pessoas com carros novinhos enfrentando problemas de deixar os cabelos em pé. Em todo caso, a garantia teoricamente resolve o problema e peças são uma preocupação longínqua, dependendo de quanto você roda todos os dias. Para quem precisa do carro todos os dias, eu costumo recomendar o modelo novo.

Entre os dois modelos que você sugere, o Sandero é mais novo e tem menores chances de mudar com o tempo. Do mesmo modo que você encontrou reclamações sobre ele, a Meriva também apresenta reclamações, o que não deixa de torná-la, de um modo geral, um bom carro. Dependendo da versão que você pode comprar, o Sandero, para suas necessidades, me parece mais adequado. Espero que isso o ajude.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo