"Sempre gostei do VW Fusca. Com que eu devo me preocupar para comprar um em bom estado?"

"Fala, grande Gustavo, tudo bem?

Desde que tirei minha carteira de motorista eu quis ter um VW Fusca. Cheguei a ter um Gurgel sem capota, com motor de Fusca, mas não é a mesma coisa, claro!

Aqui em Brasília eu já vi alguns bem bonitinhos na rua para vender, mas não sei ainda. Talvez você me dê uma luz. Quais os riscos de comprar um carro como Fusca? Com o que eu tenho que me preocupar? Ainda fazem seguro para carros antigos assim?

Partindo do princípio que eu quero um Fusca e não um carro, qual a faixa de preço média (para aqueles que estão funcionando, claro)?

É isso...

Abraços,

Bito Teles"


Fala, Bito, como está você? Espero que esteja tudo muito em riba!

Eu, particularmente, nunca fui muito fã de Fusca, mas ele é um carro valente, cheio de méritos e, por isso mesmo, com preços crescentes. Comprar um, mais do que ter um meio de transporte, é fazer um investimento.

Como tudo que tem demanda alta, um VW Fusca tem preços que variam bastante. Vai depender da raridade do carro e do estado de conservação. Carros com placa preta, por exemplo, custam acima de R$ 30 mil, se não mais.

Se eu fosse você, compraria um dos modelos mais recentes, da série que foi fabricada a pedido do ex-presidente Itamar Franco, dos anos 1990. Você encontra um por valores entre R$ 8.000 e R$ 15 mil.

Se sua ideia for gastar um pouco menos, será possível comprar um Fusca até R$ 5.000, normalmente de anos entre 1970 e 1980.

Para fazer uma boa compra, há bem pouco com que se preocupar. Aí em Brasília, onde os carros estão menos sujeitos a maresia, eles devem estar bem bons de lataria, mas essa é a maior preocupação que você deve ter. Fusca com ferrugem, especialmente no assoalho, pode dar algum trabalho, ainda que seja fácil de arrumar.

Motor de Fusca é uma tranquilidade só. Mesmo com muito problema, qualquer conserto é fácil e rápido. Só procure pegar um pouco rodado (daí minha sugestão de um mais moderno, possivelmente menos gasto).

Apesar de já ter saído de linha faz tempo, Fusca ainda é muito vendido (no mercado de usados) e muito roubado. O Banco do Brasil tinha uma linha de seguros para veículos antigos, mas não acho que você achará um para o Fusca que compense. Para a proteção de seu futuro carro, sugiro a contratação de um serviço de rastreamento e assistência 24 horas. Há algumas empresas que oferecem estes pacotes.

No mais, meu amigo, espero que você faça uma excelente compra e se divirta muito aí por Brasília com seu Fusquinha novo. Precisando de algo, avise!

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo