JOSS apresentará na Austrália o Super Car, com nome autoexplicativo

Há carros que têm nomes que podem não soar muito criativos, mas que pelo menos não deixam dúvidas quanto a sua missão. Este é o caso do JOSS Super Car, o primeiro supercarro australiano. Ele não é apenas bonito, mas também incrivelmente forte.



Antes de mais nada, ele não é um veículo pequeno (4,15 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,05 m de altura, com um entreeixos de 2,56 m), mas é muito leve, com um peso de apenas 940 kg. Isso se deve aos materiais usados em sua construção, que são alumínio e fibra de carbono, basicamente. O alumínio é empregado no chassi e no motor V8 de 6,8 litros, fabricado sob medida para a JOSS. Ele rende 500 cv a 5.750 rpm e torque de 650 Nm a 2.800 rpm. Já a fibra de carbono dá vida à carroceria e paineis internos do carro. É esse conjunto que faz do JOSS Super Car um supercarro além do próprio nome.

Acelerar de 0 a 100 km/h nesta máquina levou apenas 3,7 s em seu primeiro teste, mas o objetivo final é atingir um número na casa dos 3 s, se não mais baixo. A máxima é de 320 km/h, mas essa velocidade também pode ser ainda mais alta, chegando a 340 km/h.

A cada ano, 25 unidades desse carrão serão fabricadas, a um preço estimado de US$ 500 mil, pouco menos de R$ 1 milhão. Como pelo menos 15 deles já estão vendidos, e 2009 já está chegando ao fim, quem quiser por suas mãos no volante (e o pé no pedal do acelerador) terá de entrar numa fila que promete ser longa.










Fonte: JOSS via AutoBlog