OFICIAL! - Ferrari apresenta o sucessor do F430, o 458 Italia

Faz algum tempo que as pessoas começaram a falar do substituto do Ferrari F430 Modena. Até fotos do carro em testes já haviam sido tiradas, mas agora temos informações oficiais sobre ele. O superesportivo se chamará 458 Italia, nome que faz referência ao país de origem da marca, à capacidade cúbica do motor (4,5-litros) e ao número de cilindros (8 em "V").



O novo Ferrari, desenhado pela Pininfarina, é o primeiro a ser equipado com injeção direta de combustível, algo que, aliado à nova transmissão automatizada de dupla embreagem com sete velocidades, deve ajudar a marca italiana a reduzir seus índices de consumo e emissões sem comprometer sua performance. Aliás, o novo motor usado no carro, um V8 de 4,5-litros, rende 570 cv a 9.000 rpm e 540 Nm a 6.000 rpm. É um dos mais fortes da história da marca italiana.

O câmbio de dupla embreagem, depois de ter estreado no Ferrari California e de seu uso no 458, deverá começar a se espalhar por todos os carros do grupo Fiat, chegando primeiro aos Maserati e daí aos modelos mais caros da Fiat. A tendência, no entanto, é que esses sistemas substituam os atuais câmbios manuais automatizados.

O Ferrari 458 Italia tem 4,53 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,21 m de altura e tem um entreeixos de 2,65 m. As rodas, de aro 20", calçam pneus 235/35 ZR20 na frente e 295/35 ZR20 atrás. Seu peso a seco é de 1.380 kg, um preço que pode ser creditado a equipamentos de conforto e segurança. Melhor seria ter seu peso em ordem de marcha, que, decerto, explicaria a máxima de 325 km/h, relativamente baixa para um carro de 570 cv. Com peso a seco, mesmo, a relação peso/potência é de 2,42 kg/cv, com a maior parte do peso (58%) sobre o eixo traseiro, responsável pela tração. A aceleração de 0 a 100 km/h é de 3,4 s.

O novo carro também traz seu diferencial eletrônico e seu controle de tração, respectivamente chamados de E-Diff e F1-Trac, controlados pela mesma central eletrônica, o que melhora a aceleração longitudinal nas saídas de curva. Os freios também são muito superiores aos de modelos anteriores, com pré-acionamento e um sistema ABS de alta performance. A frenagem de 100 km/h a 0 acontece em apenas 32,5 m.

O novo carro será apresentado no Salão de Frankfurt deste ano, com encomendas desde a apresentação e entregas possivelmente no início de 2010.





Fonte: Ferrari