"Quero manutenção baixa e porta-malas grande. Que carro compro?"

"Olá, pessoal do MotorDicas!

Estou precisando da ajuda de alguém especializado. Tenho uma VW Santana Quantum 2.0, ano 98, e quero trocar por um carro mais novo. Tenho algumas propostas, mas tenho muitas dúvidas.

Os modelos são os seguintes: Fiat Palio Weekend Adventure 1.8 8V Flex 2005/2006, Chevrolet Zafira 2.0 2004, Chevrolet Meriva Joy 2005 1.8 e Renault Scénic 2.0 16V 2005.

Minha dúvida é: qual deles tem o melhor custo/benefício (economia de combustível + manutenção) e qual deles tem a tendência de desvalorizar menos ao longo de dois ou três anos, por exemplo? Gosto de porta-malas grande, acho que deu pra perceber. Moro no interior do RS e costumo fazer viagens pelo menos uma vez por ano com a família inteira. Tenho três filhos.

Se vocês tiverem outras sugestões dentro dos requesitos já mencionados, ficaria muito grato em saber a opinião de pessoas especializadas.

Obrigado pela atenção!

Luis Jorge Couto da Silva"


Eu que agradeço por você procurar a ajuda do MotorDicas, Luis. Se gostar dela e puder recomendar o site aos amigos, agradeço mais ainda! Vamos a suas dúvidas:

Os carros que você citou estão todos na faixa entre R$ 30 mil e R$ 40 mil. Se nos focarmos na parte técnica, nenhum deles é exatamente econômico, pelo contrário. Zafira, Palio e Meriva têm motores confiáveis, mas de concepção antiga e muito gastões. O motor da Scénic é mais moderno, mas é importado, então foge do custo de manutenção que você procura.

Em termos de porta-malas, Palio Weekend e Zafira são as melhores opções. O problema da Palio Weekend é que ela é muito apertada por dentro. A Zafira oferece mais conforto para seus três filhos e é um veículo de concepção mais moderna. A vantagem do modelo da Fiat é ser mais novo e oferecer a opção de motor flexível em combustível, o que talvez para você não seja uma vantagem tão grande pelo custo do álcool, falando em termos econômicos.

Em termos de desvalorização, os que têm menos risco de sofrer com isso são a Meriva e a Palio Weekend, que já é de um modelo antigo em relação ao vendido hoje. Scénic e Zafira têm mudanças programadas para os próximos dois anos.



Se você quisesse uma recomendação mais direta, entre as opções que apontou, eu lhe diria que a Zafira é a melhor pedida para você. Mas, como você me autorizou a palpitar um pouco mais, gostaria de sugerir dois carros em que você não deve ter pensado: Toyota Fielder e Renault Mégane Grand Tour. São duas peruas, ou caminhonetes, como vocês as chamam aí pelo Sul, se não estou enganado.



A Fielder saiu de linha este ano. Com isso, as chances de ela desvalorizar nos próximos dois ou três anos são muito baixas. Além disso, ela é conhecida por ter consumo baixo de combustível, manutenção baixíssima e ser um veículo muito resistente, com bom porta-malas. Uma Fielder em bom estado está nessa faixa de valor, de R$ 35 mil a R$ 40 mil, até modelo 2006.



A Grand Tour, por sua vez, é mais cara. É possível encontrar uma por uns R$ 40 mil, mas a faixa de valor está nos R$ 50 mil. Em todo caso, ela continua em produção, dá conta de carregar a família com um motor 1,6-litro 16V que também é bastante econômico, tem um belo porta-malas e um dos desenhos mais bonitos do mercado. Seria uma excelente substituta para sua Quantum especialmente em termos de comportamento dinâmico. Se você gosta de peruas, vai estranhar as minivans, como a Zafira, que têm posição de dirigir muito alta.

Espero ter ajudado, Luis. Se quiser assuntar um pouco mais, por favor, avise!

Um abraço,

Gustavo