Por que não é legal ficar preso a uma marca só

"Gustavo,

Estou com uma dúvida entre o novo VW Fox 2010 reestilizado, o novo Voyage 2010 e o Polo Sedan 2010. Confio na marca, mas quero um carro sóbrio, com força, com espaço interno para mim, que tenho 1,90 m, minha esposa, que tem 1,80 m e minha filha de 8 anos, que tem 1,45 m, assim como para viagens curtas (malas).

Atualmente temos um Fox 1.0 2009. Todos gostamos muito dele devido ao seu espaço, design, câmbio e prazer ao dirigir, porém quero comprar outro carro (manteremos os dois) para o dia-a-dia e viagens curtas.

Como usarei também na cidade e meu perfil é mais sério fiquei de olho no Polo Sedan. Além de ter bom espaço interno, tem um bom motor 1,6-litro e é sóbrio e bonito, sem falar que a bagagem vai ser melhor acomodada do que no Fox, porém estou com medo de comprar um zero e o mesmo sair de linha ano que vem, como sugerem boatos na net. Sobre o Voyage, fico com medo de não ter o espaço interno satisfatório e o Fox, de não tem espaço para bagagens de viagens como os outros dois.

Grato,

Ítalo Alencar"


Como vai, Ítalo? Desculpe a demora.

Pelo que você está me dizendo, você quer um novo carro, um que comporte você, sua esposa e sua filha, todo mundo bem alto. Com o VW Fox, vocês se sentem bem acomodados, mas estão procurando um carro maior e mais confortável. Isso, de cara, já elimina qualquer modelo parecido com o que vocês já têm. Para que, afinal, ter dois carros exatamente iguais? A ideia de ter um segundo veículo, a não ser para quem tem dinheiro sobrando e pode comprar vários automóveis, é que um resolva o que o outro não dá conta. Assim, eu não te recomendaria o Fox nem nenhum outro hatch.

Vou aproveitar seu caso para falar de algo que sempre me preocupa: a fidelidade a uma marca. Quando pensamos apenas em uma delas, deixando de considerar outras, isso não age a nosso favor, mas contra nós, exatamente porque tira de nosso foco outras opções melhores e às vezes mais baratas.

No seu caso, por exemplo, você não fala em valores, mas em um tipo de carro que seria mais interessante: um sedã, já que você é um cara mais sóbrio. Além do seu perfil, o sedã também seria interessante por ter um porta-malas maior.

Dentre os sedãs à venda, você cogita apenas o Voyage e o Polo Sedan, ambos da VW. O Voyage é um bom carro, mas como você e sua família se acomodam nele? Eu também sou alto e gosto da posição de dirigir que ele oferece, mas isso é algo que você precisa avaliar. Também conta a favor do Voyage o fato de ser um carro lançado recentemente.

O Polo Sedan vai mudar em breve, sim. Não se trata só de boato. Ele vai crescer em entreeixos e ganhar a nova dianteira do Polo. A plataforma deve continuar a mesma, de todo modo. Com essa mudança, o modelo atual tende a desvalorizar bastante. Logo, eu não o recomendo.

Se mantivermos a proposta de sedãs, para você, eu pensaria em um modelo médio, até porque a esperança de que o Honda City viesse por uns R$ 45 mil foi pro vinagre. Assim sendo, eu pensaria em Honda Civic ou Toyota Corolla, se fosse você. Outra opção que promete bastante é o novo Kia Cerato, especialmente no que se refere a preço e a garantia (cinco anos).

Se partirmos para outros modelos de veículos, há as peruas, que são excelentes de dirigir e bem espaçosas para carga e bagagens. No mercado, hoje, só temos a Renault Mégane Grand Tour como opção, mas a Nissan oferece uma opção parecida, a Nissan Livina, que é superespaçosa e anda direitinho, apesar de não ter diversas regulagens que são importantes.

Veja você que, num apanhado rápido, citei cinco marcas que são conhecidas por sua robustez, com opções mais interessantes do que as que você cogitava inicialmente.

Só para não ser lá muito crítico, há uma opção da VW que é excelente e se encaixaria em sua busca facilmente, a SpaceFox. A questão é que ela também vai mudar. De resto, também tem motor 1,6-litro e um bom espaço de porta-malas, além de ser bem legal de dirigir.

Assim, meus caros leitores, o que eu recomendo a vocês, mais do que tudo, é que tenham em mente do que vocês precisam. Depois, pesquisem, entre TODAS AS FABRICANTES E IMPORTADORAS quais oferecem as melhores opções a um preço mais interessante. Quem fizer o melhor por você e por seu dinheiro é quem merece sua visita. Mais ninguém. espero ter te ajudado, Ítalo.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Mais uma coisa, moçada: mandar sua pergunta como comentário não vai ajudar. Os comentários servem para vocês trocarem ideias entre si. Se a pergunta for uma consulta, siga as vias estabelecidas, ou seja, e-mail.

Um abraço a todos,

Gustavo