Audi leva e-tronzinho a Detroit. Mas pode chamar de R4

Carros-conceito, como se sabe, não servem apenas para mostrar novas tecnologias. Ultimamente, seu objetivo principal tem sido antecipar novos produtos. Não sabemos se foi para esconder isso ou se foi simples falta de criatividade, mas a Audi levou ao Salão de Detroit um novo conceito elétrico, semelhante ao mostrado em Frankfurt e Los Angeles. A semelhança, vale dizer, se restringe à proposta elétrica e esportiva e ao nome, e-tron para todos. Só que o e-tron de Detroit é 33 cm menor que o de Frankfurt, que se baseia no R8 (3,93 m, contra 4,26 m do alemão). O de Detroit não se baseia em ninguém. Ele antecipa o R4, esportivo pequeno que a Audi deve lançar em 2012. Talvez antes.



O novo carro não traz quatro motores elétricos, como o de Frankfurt. Só traz a mesma potoca que a marca contou no salão alemão, ao dizer que o e-tron tinha 4.500 Nm de torque. A medição foi nas rodas, não no motor, como é padrão na indústria. Se fosse feita do modo tradicional, o carro teria 680 Nm. O R4, digo, o e-tron de Detroit tem motores elétricos (dois) só para as rodas traseiras e desenvolve 204 cv. O torque, segundo a Audi, é de 2.650 Nm. Sabendo do episódio com o e-tron anterior, fizemos as contas. Elas deram 400 Nm.

Com 1.350 kg (só as baterias pesam 399 kg), o e-tronzinho vai de 0 a 100 km/h em 5,9 s e atinge a máxima de 200 km/h, para garantir uma autonomia de 250 km (não a essa velocidade, diga-se de passagem).

O R4 terá motores a combustão tradicionais, mas também deve apresentar uma versão totalmente elétrica, assim como o Mercedes-Benz SLS eDrive. Ela só deve chegar por volta de 2015, o que não nos impede de conhecer o carro desde já. Se podemos arriscar o palpite, ele deve ser bem parecido com o e-tronzinho de Detroit.



























Fonte: Audi