VW NCC antecipa linhas do futuro Jetta

A Volkswagen pretende fabricar em 2011, em Chattanooga, no Tennessee, um veículo que ela, por ora, chama apenas de NMS (New Midsize Sedan, ou novo sedã médio). Antes do Salão de Detroit, tudo o que tínhamos sobre o carro eram desenhos e projeções. Agora, temos uma boa ideia de como o carro será. Tudo graças ao conceito New Compact Coupé, ou novo cupê compacto. Mas pode chamar de NCC.



Apesar de ser um cupê (que pode inclusive ser produzido em série), o NCC mostra como serão a dianteira e a traseira do futuro sedã norte-americano, que deve adotar o nome Jetta. A dianteira lembra bastante o Golf VI. Aliás, comenta-se que, sobre a plataforma do NMS, que seria a plataforma simplificada do Golf VI, serão feitos o novo New Beetle e um hatch que substituirá o Golf nos mercados americanos. Entre eles o Brasil. O nome deve se manter o mesmo.

O NMS será feito nos EUA só para abastecer o mercado norte-americano. Para os mercados da América Latina ele será fabricado no México, de onde será exportado para os outros países, Brasil incluído.

No que se refere ao NCC, a Volkswagen não informa suas dimensões, provavelmente por estratégia de mercado (para que antecipar dados de um carro que só será lançado em 2011?), mas esmiúça o trem de força do veículo. Ele é híbrido, ou seja, usa um motor elétrico e um propulsor a combustão para movimentar o carro adiante.

O motor térmico é o fantástico 1.4 TSI, um motor de quatro cilindros e 1,4 litro que conta com turbocompressor, para rotações altas, e compressor para as mais baixas, apresentando um comportamento bem mais linear que o do motor T-JET, da Fiat, que é 1,4-litro em baixa e 2-litros a partir de 1.800 rpm. Sozinho, o TSI rende 110 kW (150 cv), mas o carro conta também com a ajuda de uma unidade elétrica de 20 kW (27 cv), ambos comandados pela transmissão DSG, uma manual automatizada de dupla embreagem, com sete marchas. Esse conjunto leva o carro à máxima de 227 m/h, a acelerar de 0 a 100 km/h em 8,6 s e a ter um consumo de 23,8 km/l, digno de motores a diesel.

Segundo a Volkswagen, esse é o modelo de híbrido que a empresa deve adotar nos próximos anos. Como esse mercado ainda nem apareceu no Brasil, é notícia que interessa mais aos norte-americanos. A que nos interessa é como será o novo Jetta. E ele deve agradar, por aqui.
















Fonte: Volkswagen