"Preciso de um carro para meus gêmeos. Qual é o melhor até R$ 32 mil?"

"Olá, Gustavo,

Veja se você pode me ajudar?

Eu e minha esposa temos um Ford Ka, ano 2007 (antigo). Moramos em Jundiaí e usamos pouco o carro, pois vou de ônibus da empresa trabalhar, minha esposa utiliza umas duas ou três vezes por semana, e às vezes vamos ao finais de semana para São Paulo.

Acontece que vamos ter nossos primeiros filhos, um casal de gêmeos, e obrigatoriamente teremos que trocar de carro. Pois, apesar de gostarmos do Ka, ele não servirá mais por falta de espaço.

Tenho uma irmã que irá comprar o Ford Ka, assim eu posso financiar a diferença, e pretendo pegar um outro carro no valor de no máximo R$ 32 mil, novo ou usado.

O que você me sugere, tendo em vista que eu não faço questão de ser um zero km, pode ser qualquer carro de no mínimo ano 2005?

Desde já obrigado. E parabéns pelo blog, muito legal.

Grato.

Abraços,

Sérgio Cristiano Vernaci"


Como vai, Sérgio? Feliz 2010, ainda que com bastante atraso, e me desculpo por isso. Vamos à sua consulta, que pode ajudar muitos futuros pais e mães.

Considerando os seus critérios, de um carro no mínimo 2005, até R$ 32 mil, que possa transportar com conforto e segurança seus dois bebês, suas opções recaem em dois tipos de veículos: minivans e peruas.

Como você precisa de espaço, uma perua pequena com grande porta-malas, como a Fiat Palio Weekend ou a VW SpaceFox, poderia ser uma boa pedida, mas eu acho que um modelo médio seria uma escolha mais interessante para você. A SpaceFox vai mudar em breve e a Fiat Palio Weekend, apesar de bem vendida, é um veículo desatualizado, mas as duas têm revenda fácil. Das duas, a que é mais interessante, por espaço interno e atualidade do projeto, é a SpaceFox.

Considerando os modelos médios, eu sou mais favorável às peruas, mas minha preferida, a Renault Mégane Grand Tour, começa em R$ 36 mil.



Uma outra perua excelente, a Toyota Fielder, é reconhecida por sua confiabilidade mecânica e é espaçosa, mas, nessa faixa de valor, é possível que você não a encontre com motor flex, um diferencial importante em tempos de combustíveis com preços tão instáveis. De todo modo, ela é uma boa opção, e está na faixa de valor que você está procurando.



As minivans são mais versáteis, mas piores de dirigir. Nesse segmento, você poderá encontrar Chevrolet Zafira, Citroën Xsara Picasso e Renault Scénic.








Todas elas estão ameaçadas de sair do mercado ou de mudar em pouco tempo por estarem muito desatualizadas. De todo modo, como você comprará uma usada, o risco de sofrer com desvalorização é menor.

Dentre elas, a que tem mercado mais fácil (e que oferece mais espaço) é a Zafira, mas ela é beberrona, algo que melhorou com o novo motor 2-litros.

A Citroën Xsara Picasso oferece um bom pacote de opcionais e excelente porta-malas, mas sua manutenção, especialmente no que se refere a seus módulos eletrônicos, não é das mais baratas.

A Renault Scénic não se destaca em nada a não ser no fato de ter a oferta de motor flex na faixa de preço que você quer comprar. Das opções com motor 1,6-litro, ela é a que tem melhor desempenho, uma preocupação que você deve ter para fazer ultrapassagens mais seguras.

Dentre as opções que eu lhe apresentei, por uma questão de compromisso, eu consideraria VW SpaceFox, Toyota Fielder e Renault Scénic. Avalie os três modelos e escolha o que se encaixar melhor em suas necessidades.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo