Nossa primeira consulta

"Prezado senhores,

Tenho um Fiesta 2002 que está em perfeito estado de conservação. Estou querendo passar para um carro mais novo de ano (2005, 2006, 2007, ou até um zero km, dependendo das condições). No entanto, me assusto todas as vezes em que vou olhar os preços dos carros. Por exemplo: um Celta, Siena ou Fiesta Sedan 2005/06 com ar e direção (e olhe lá!) custa em torno de R$ 24 mil a R$ 25 mil. Isto me dói no coração, pois apesar de só ter possuído carros simples, acho que os mesmos são "verdadeiras carroças".

Outro dia fui olhar um Renault Clio Sedan, ano 2005, com 20 mil km rodados e, com espanto, vi que o carro era completo de tudo (ar, direção, vidros, alarme, trava, mala, arbag duplo, liga leve, ABS,...) e o dono (ele queria vender para comprar um Mégane novo) pedia R$ 23 mil pelo carro. Não comprei porque tive receio, uma vez que falam que os carros da Renault têm uma manutenção muito cara e que, quando quebram, é aquele "Deus nos acuda", além de serem muito difíceis de vender.

Pelo exposto, gostaria de receber esclarecimentos para que eu não cometa enganos na hora de comprar o próximo carro, até porque irei financiar uma parte e terei que ficar com ele por, pelo menos, 4 anos. Então, qual seria a melhor opção: um carro desses mais conhecidos ou um Renault Clio Sedan, completo? Vale a pena possuir um Renault Clio?

É bom lembrar que, possivelmente, será um carro usado, com média de 2 anos de uso. Preciso do carro para uso pessoal do cotidiano na cidade. Viajo uma vez por ano, em um percurso de 700 km, contando ida e volta.

Atenciosamente,

Carlo Fernandes"


Carlo, obrigado por dar início a nossos pedidos de conselho sobre compra. Sua dúvida é interessante por ser um questionamento comum. Compensa comprar um carro equipado mais em conta ou um modelo mais fácil de revender? A resposta é: depende das prioridades.

No seu caso, você tem a intenção de ficar com o carro por quatro anos, tempo do possível financiamento. É um período longo, em que seus gostos devem contar muito mais do que as conveniências. Numa situação assim, com uma boa entrada, é possível pegar até um modelo novo, o mais indicado, mas o mais equipado certamente é uma escolha melhor. Afinal, ele vai ficar com você por um bom tempo. Não daria desgosto pegar a estrada com a família e passar calor pela falta de um ar-condicionado por quatro anos seguidos?

A compra de um modelo "mais fácil de vender" só seria indicada se você quisesse ficar com ele por no máximo um ano. Neste caso, a melhor compra também seria a de um modelo usado ou seminovo, que não sofrem com a desvalorização média de 10% só de tirar o carro novo da concessionária.

A fama dos carros franceses é injusta e meio desatualizada. Os modelos importados eram robustos, mas suas peças eram caras e difíceis de encontrar porque vinham de fora do país, em uma época em que o dólar era muito mais forte do que agora. O Clio Sedan já é nacionalizado (atualmente, ele é feito na Argentina, mas é como se fosse brasileiro, devido ao Mercosul), assim como a maior parte dos modelos da linha Renault atualmente oferecidos no Brasil.

Muitos mecânicos independentes também atacam as marcas francesas porque elas não forneciam os dados necessários para um bom conserto e eles tinham de se virar sozinhos para aprender. Agora, inteligentemente, a Renault vem se aproximando deste público. A maior parte das pessoas que eu conheço que têm carros desta marca está satisfeita tanto com o desempenho do carro quanto com custos de manutenção. Um bom tira-teima para isso é a cotação do seguro. Se estiver muito alta, desconfie.

Voltando a seu caso específico, Carlo, o Clio Sedan seria uma boa opção não fosse a rejeição que ele sofre por sua aparência. O mercado é rei: se o valor do sedã é baixo, alguma razão para isso existe; no caso do Clio Sedan, é a aparencia. O porta-malas não forma um conjunto harmônico com a carroceria. Além disso, no ano que vem deve começar a ser vendido por aqui o Symbol, substituto do Clio Sedan em outros países e recém-apresentado em Moscou.



Se isso não for importante para você, tenha certeza de estar comprando um carro em versão que já traga todos os itens (ar, direção, ABS...) de série. Quando se monta uma tabela, é o que o carro traz de série que entra na composição do preço. Tudo que é adicionado a ele como acessório se perde. Não pague a mais por eles, sob pena de assumir um prejuízo que não é seu.

Em todo caso, recomendamos que você estude a compra de um carro novo e bem equipado. Só para continuar na Renault, a linha Sandero/Logan vem oferecendo excelentes condições de pagamento, bom espaço interno e uma boa quantidade de equipamentos de série. Além disso, como são modelos recém-lançados, o risco de uma mudança a curto prazo é menor.

Espero ter tornado sua decisão de compra mais fácil!

Se você também tem dúvidas sobre que carro comprar, entre em contato pelo e-mail ghruffo@motordicas.com.br. Devido ao volume, só devo conseguir responder a uma consulta por dia. Quando os casos já tiverem sido esclarecidos, indicarei a vocês outras respostas parecidas, que possam ajudá-los na decisão, ok?

Um grande abraço a todos,

Gustavo