Dodge Challenger SRT10 é um Viper com roupa de muscle car

Muscle cars sempre foram, pelo menos onde eles nasceram, nos EUA, carros muito fortes com preço acessível. Culpa de John DeLorean, com seu Pontiac GTO. Em todo caso, sempre existiram os muscle cars mais fortes (e menos acessíveis). Da safra mais recente de muscle cars, ameaçada por preços de petróleo e crise financeira, um exemplo perfeito de inacessibilidade seria o novo Dodge Challenger SRT10. Não apenas por conta do motorzão V10 8,4 litros do Viper, com 608 cv a 6.000 rpm e 633 Nm a 5.100 rpm, mas também porque ele foi apresentado apenas como um conceito no SEMA Show, que começou ooje e vai até o dia 7 em Las Vegas, nos EUA.



Apesar de a Chrysler sempre ter gostado de dar vida a seus conceitos, a preocupação norte-americana com a crise e os boatos de venda da marca para a GM podem impedir o Challenger SRT10 de nascer. Pena, porque mercado ele certamente teria.

É certo que o Viper já existe e orbita os sonhos de 10 em 10 apaixonados por carros, mas um Viper não vence lombadas e não carrega as compras. Com o Challenger, a aparência agressiva seria preservada, com a vantagem de se poder ir ao trabalho todo dia e levar as crianças à escola sentadinhas no banco de trás (que o Viper não tem).

Nem daria muito trabalho para criar o carrão. Usando a base do já existente Challenger SRT8, a marca trocaria o motor, evidentemente, e cuidaria das outras partes fundamentais em uma modificação deste porte: suspensão e freios. No primeiro caso, molas mais firmes e amortecedores Bilstein em todas as rodas, com suspensões independentes nas quatro rodas (multilink de braços longos e curtos na dianteira e multilink de cinco pontos na traseira), dariam conta da dirigibilidade e do conforto. Quanto aos freios, pinças Brembo de seis pistões na frente e quatro atrás segurariam, respectivamente, discos ventilados de 390 mm e de 355 mm. E o Challenger seria bem calçado, com pneus 275/35 R20 na frente e 275/40 R20 atrás.

As dificuldades, como sempre, parecem perseguir os muscle cars, mas não custa torcer. Ainda mais para um carro dessa magnitude.















Fonte: Chrysler