Ronn Scorpion é apresentado ao mundo no SEMA Show

A produção só vai começar no início do ano que vem, mas a Ronn Motor Company não poderia deixar passar a chance de apresentar seu novo carro, o Scorpion, em um lugar mais adequado que o SEMA Show. E o que torna este carro tão especial é o fato de ele ser capaz de atingir a velocidade máxima de 320 km/h em sua versão biturbo, a HX, e ainda assim ter um consumo rodoviário de 17 km/l. De uma maneira limpa. A resposta ao quase milagre que esse carro realiza é elementar: hidrogênio.



O Ronn Scorpion não é alimentado pelo gás. Pelo menos não inteiramente. Ele usa um motor a gasolina e a empresa recentemente informou que o automóvel usará também etanol, ou seja, criará um supercarro flexível em combustível. Quando o desenvolvimento do modelo estiver completo, o Scorpio será capaz de andar com gasolina ou álcool. A proporção máxima da mistura entre os dois combustíveis não foi mencionada, mas é possível que fique em no máximo 85% de etanol, para evitar os problemas de partida a frio, a não ser que o hidrogênio possa ajudar nisso (ele pode compor até 50% da mistura). É por isso que o motor é tão forte e, ao mesmo tempo, tão limpo.

O hidrogênio, ao contrário do que poderia parecer, não será armazenado no carro, será fabricado nele. O sistema de obtenção do gás, desenvolvido pela empresa Hydrorunner, quebra moléculas de água por eletrólise para gerar o gás. O tanque no carro, de 11,3 l, permite ao carro rodar até 1.600 km sem a necessidade de "reabastecer".

Surpreendentemente, o motor do Scorpion é um V6 de 3,5 litros da Acura, braço de luxo da Honda, o mesmo usado pelo modelo TL TypeS. Para um veículo tão rápido, o mínimo que se costuma esperar é um V8, só para começar. O que acaba auxiliando o Scorpion é seu baixo peso, apenas 950 kg, obtido pela carroceria de fibra de carbono e pelo chassi de cromo-molibdênio. Com isso, a potência de 293 cv é suficiente para um desempenho acima da média. E um preço equivalente: US$ 150 mil, nos EUA, mais de R$ 300 mil. Mas não é aqui que vai a cereja do bolo.

Ela cabe mesmo ao modelo mais caro, o HX. Com turbos gêmeos (um para cada bancada de três cilindros), seu motor atinge 456 cv. O preço, com isso, fica US$ 100 mil mais alto. É coisa de R$ 500 mil para cima.

No primeiro ano de produção, 2009, só serão feitos 200 exemplares. A empresa não divulga quantos serão HX e quantos serão aspirados, mas se estima que 50 HX sairão da fábrica. O preço de reserva, inicialmente divulgado em US$ 50 mil, caiu para razoáveis US$ 1.000. Se o modelo for bem aceito no SEMA Show, teremos mais um grande esportivo norte-americano à disposição.









Fonte: Ronn Motor Company