"Dúvida cruel: VW Gol 1.0 novo ou VW Polo 2003?"

"Olá, Gustavo. Estou com uma séria dúvida. Estou querendo comprar um carro de aproximadamente R$ 30 mil. Daqueles em que estou interessado, tem o novo VW Gol, 1.0 com o Kit VI (Ar + DH + Vidros + Trava). O valor dá mais de R$ 30 mil, mas eu já pechinchei e acho que consigo o carro 0 Km 2009 por este preço.

Estava confiante em pegar este carro, mas estive pensando se também não seria melhor pegar um Ford Fiesta ou um Polo hatch 2003. Qual dos 3 você acha que apresenta melhor custo/benefício? Desde já agradeço!

Marcos Veríssimo de O. Cardoso"


Como vai, Marcos, tudo certo? Obrigado por procurar pelo MotorDicas para se decidir.

Sua melhor opção, como sempre, vai depender daquilo que você pretende fazer com o carro.

Se quiser ficar com ele durante mais de dois anos, pelo menos, compensa comprar o VW Gol 1.0 2009. Isso porque ele é o modelo que corre menos risco de dar problemas, é o único dessa lista que é flexível em combustível (usar álcool, além de ambientalmente mais correto, pode ser mais barato) e é o modelo mais atual.

As desvantagens do Gol são as seguintes: além de ter o motor mais fraco, por ser novo, ele perde cerca de 15% de seu valor só de sair da concessionária. Uma forma de evitar o problema seria comprar um modelo seminovo, especialmente se ele for de locadora de veículos, que oferece garantia e normalmente está em ótimo estado, com todas as revisões feitas regularmente.

Outro problema é essa história de kit para o carro vir com ar e direção. Pela tabela, seu carro sempre será cotado pelo que ele traz de série. No caso do Gol, quase nada. Em suma, todo investimento que você fizer em opcionais vai se perder na hora da venda. Sendo assim, o melhor é que você os aproveite bem, pelo tempo mais longo possível.

Se você quiser ficar pouco tempo com o carro, menos de dois anos, para ser mais específico, o VW Polo e o Ford Fiesta são as melhores opções. Isso porque eles já estão desatualizados em relação aos modelos que estão à venda, o que os torna menos sujeitos a desvalorizações, e porque, com isso, uma venda a curto prazo tende a ser menos prejudicial para seu bolso.

Entre os dois modelos, o melhor é o VW Polo, que já vem bastante completo em qualquer uma de suas versões, tem acabamento de melhor qualidade e um motor mais econômico que o do Fiesta. Só fique atento ao seguro, que parece ser bem mais alto que o do Ford.

Boa sorte na escolha do carro novo!

Um abraço,

Gustavo