O carro mais barato do mundo, o Tata Nano, enfrentou muitos problemas para chegar ao mercado. O maior deles foi a disputa com fazendeiros pelas terras onde sua primeira fábrica seria instalada. Por conta disso, a Tata abandonou a fábrica em Singur praticamente pronta, prestes a começar a produzir, dispensando os empregados que já havia contratado. A nova fábrica, com capacidade para 250 mil unidades por ano, será em Gujarat. Apesar de ela ainda não estar pronta, o Nano já está sendo produzido em Pune e em Pantnagar. Sua apresentação oficial já tem até dia marcado: 23 de março, em Mumbai.
O Nano será exposto nas revendas da Tata na Índia na primeira semana de abril. As reservas para a compra do carrinho começam na segunda semana do mesmo mês. Ele tem 3,1 m de comprimento, 1,5 m de largura, 1,6 m de altura e capacidade para quatro pessoas. Não há, ainda, dados sobre porta-malas ou entreeixos. Ele tem motor traseiro de dois cilindros, em alumínio, com 623 cm³ e 33 cv, dotado de câmbio manual. O painel, básico, foi instalado no centro do painel, o que permite vendê-lo em países com volante à esquerda ou à direita (mão inglesa) sem custos maiores de adaptação.
A questão mais importante em torno da apresentação será o preço. A promessa é que a Tata não venderia o modelo mais simples por mais de 1 Lakh (US$ 2.500, ou cerca de R$ 6.000). Vejamos de a empresa consegue cumpri-la.
Fonte: Tata