"A Fiat Palio Weekend encara bem os buracos de nossas ruas?"

"Olá, Gustavo. Estou aqui de novo para tirar algumas dúvidas. Estou pensando em adquirir uma Fiat Palio Weekend, mas não sei se a manutenção e o seguro são baratos e se este carro aguenta ruas com buraco, já que o VW Gol que tenho vive desalinhado e com amortecedor quebrado, além de fazer barulho com frequência.

Quero ter certeza de comprar um veículo que atenda a minhas necessidades: bom porta-malas, espaço interno satisfatório, seguro e depreciação baixos e preço até R$ 45 mil.

Outra dúvida: os seminovos são confiáveis ou é melhor adquirir um novo? Também não sei qual é o melhor modelo da Palio Weekend e se o modelo novo é melhor opção.

Novamente, obrigada.

Fernanda Santos"


Oi, Fernanda. Seja bem-vinda!

Em primeiro lugar, falemos da Palio Weekend. Ela, assim como o VW Gol, é conhecida por ser muito resistente e bem cotada no mercado de usados (justamente por isso). Considerando que o seu Gol vive desalinhado e com problemas de amortecedor estourado, me permita a pergunta: você evita os buracos ou acaba caindo neles?

Se evita, pode ser que seu carro tenha algum problema crônico, mas isso não é comum no Gol. Se não evita, vou te dar uma bronca, de leve: carro nenhum aguenta ser muito maltratado, mesmo os mais resistentes. Apesar de termos muitos buracos e pisos muito ruins, procure ficar muito atenta à via e evitá-los sempre que possível. É a receita de uma convivência tranquila com nossas ruas.

Se você fizer essa lição de casa, pode se beneficiar de modelos mais resistentes, como os com suspensão levantada, ou aventureiros de butique, como se costuma chamá-los. A Palio Weekend foi o primeiro veículo a oferecer essa opção, com a Palio Adventure.

Se você carrega adultos no banco de trás, o espaço que ela oferece é um tanto exíguo. Se não carrega, os bancos de trás serão suficientes para crianças e o porta-malas de 500 l vai ser mais do que bom para você.

Se carregar adultos, pense a respeito do Renault Sandero Stepway, que também tem suspensão mais alta e um excelente espaço interno, além de um porta-malas razoável, ainda que menor que o da Palio Adventure. Ele também tem um motor mais econômico que o da Palio Adventure.

Tanto a Palio Adventure quanto o Sandero Stepway podem ser encontrados nessa faixa de R$ 45 mil. A questão entre um modelo novo ou seminovo se resume à garantia, que nem sempre é certeza de bom atendimento. Dependendo do seminovo, você pode comprá-lo ainda na garantia e sem a desvalorização que um modelo novo sofre logo que sai da concessionária, de 15%, em média.

O modelo novo da Palio Adventure é considerado um dos mais bonitos da linha até hoje. Se você não quiser a Adventure, aliás, pode ficar com a Trekking, que também tem suspensão mais alta, mas é mais barata. O motor da Trekking também é mais econômico e moderno que o da Adventure. É um 1,4-litro, contra o 1,8-litro da perua mais cara.

No caso do veículo seminovo, prefira sempre um de procedência conhecida. Se tiver algum amigo vendendo um carro bem mantido, compre. Se não tiver, procure seu carro em uma loja grande, que ofereça garantia e que, em caso de problema, possa ser cobrada facilmente. Lojas grandes tendem a se preocupar mais em ver seus nomes envolvidos em processos do que as pequenas, além de, teoricamente, serem mais sólidas.

Eu recomendo a visita a lojas de seminovos de locadoras. Os carros são revisados nos prazos certos, rodam por menos de seis meses e costumam estar em excelente estado de conservação, ainda que eventualmente com uma quilometragem alta. Vale garimpar bons veículos nessas lojas.

O novo só é vantagem se você pretende ficar com ele por pelo menos dois anos. Quanto mais tempo, aliás, melhor. Quem troca de carro todo ano podia fazer bonito no passado, mas hoje pode ser visto como alguém que queima dinheiro. Isso porque um carro com apenas um ano de uso é muito menos vantajoso do que um novo. A diferença de preço é muito baixa e os compradores sempre preferem o 0 km, o que acaba obrigando os donos de seminovos a baixar o preço muito abaixo do valor de tabela.

Espero que isso a ajude na compra do carro novo, Fernanda. E cuidado com os buracos e valetas, hein? Se não dá para vencê-los, pelo menos NÃO se junte a eles. Manter distância é a melhor pedida, para você e para seu carro.

Um abraço,

Gustavo