"Qual é o melhor carro pequeno na faixa dos R$ 13 mil?"

“Estou escrevendo pra pedir uma ajuda... Estou quase conseguindo um trabalho, só que a empresa fica super longe e eles já me falaram que dá até pra ir de ônibus, mas o caminho não é bom e também é uma certa caminhada... Enfim, o que preciso é: estou vendo um carro pra comprar. Como seria só pra mim, pensei em algo pequeno, tipo o Ford Ka, mas já me disseram que ele não é bom e que, pelo fato de já terem lançado modelo novo, depois não vou conseguir passar pra frente... Ele é uma boa opção? Comprar de particular é melhor ou pior que de loja? E compensa à vista ou financiar? Porque, se eu for comprar no "cash", vou investir uma parte do meu dinheiro, que é um pé-de-meia! Exatamente pelo gasto com seguro, manutenção e combustível, penso em um carro de até R$ 13 mil, mais ou menos...

Obrigada,

Patrícia Marques”


Patrícia, boa noite! A você também eu peço desculpas pela demora na resposta, as coisas andaram um bocado corridas.

Você precisa de um carro pequeno, barato, bom de manutenção, com seguro baixo e econômico. Minha primeira dica a você seria selecionar alguns carros na faixa de valor que você pretende pagar (R$ 13 mil) e fazer a cotação de seguro deles.

Nessa faixa você tem desde carros grandes mais antigos até carros bem simples, mas mais modernos. Como seu objetivo é um carrinho pequeno e econômico, a resposta já está dada sobre os modelos que você deve selecionar.

Entre os pequenos, vale citar os Fiat Mille e Palio, os Ford Ka (que já conta com sua preferência) e Fiesta, os Chevrolet Celta e Corsa, o VW Gol, os Renault Clio e Twingo e o Peugeot 106.

Como você tem preocupação com manutenção fácil e barata, já vale eliminar os importados (Clio até 1999, Twingo e 106). Também não convém pegar carros cujas carrocerias já saíram de linha (Ka antigo, Fiesta, Corsa e Gol).

Esse corte tem em vista o seguinte: quando um modelo sai de linha, suas peças tendem a ser mais difíceis de achar e o seguro tende a ficar mais caro. Veículos bem vendidos, como Ka, Corsa e Fiesta, costumam sofrer menos com isso. Os importados, por outro lado, costumam oferecer motores mais fortes, ar-condicionado e direção hidráulica por valor mais baixo, mas a explicação para isso é justamente o custo de manutenção mais alto e complicado, com seguros consequentemente maiores. Deste grupo todo que eliminamos, eu recomendaria a você conferir os seguros do Renault Clio (mesmo do importado, até 1999), do Ka e do Fiesta. Se o seguro deles for baixo, vale pensar neles com carinho.

Com os cortes que fizemos, sobrariam Fiat Mille e Chevrolet Celta. Ambos continuam basicamente com a mesma carroceria, são bons de manutenção e conhecidos por ser econômicos. Também são os modelos que você vai encontrar com menos idade e menos quilometragem, justamente por serem os mais baratos do mercado.

Leve em conta seu gosto pessoal, mas não deixe de cotar o seguro de ambos. O que tiver custo mais baixo deve ser sua melhor opção.

Comprar de loja não necessariamente é melhor do que comprar de um particular, especialmente se a loja não for de uma rede grande. Para ter a segurança de poder cobrar se seu carro apresentar algum defeito, prefira concessionárias ou lojas grandes, que podem garantir o conserto ou ser cobradas (até judicialmente) para que isso aconteça. Se você puder comprar o carro de alguém de sua confiança, que você conheça e que saiba que cuida bem do carro, melhor ainda.

No que se refere à compra, é sempre melhor comprar à vista. Não há hoje nenhuma aplicação com rendimento que empate com os juros cobrados em um financiamento. Se você tiver o dinheiro, prefira o pagamento à vista. Se não tiver, pesquise bastante os juros antes de fechar qualquer financiamento. As taxas variam muito.

Mais uma dica: como você vai rodar bastante, confira se o carro está com pneus em bom estado, assim como a suspensão. Veículos usados costumam ter de passar por uma troca de pneus e de amortecedores, itens que pesam no orçamento.

Espero que você tenha conseguido o emprego e que faça a melhor escolha de carro.

Um abraço,

Gustavo