"Ford Focus 1.6 ou VW Voyage? Qual é o melhor para mim?"

"Estou em dúvida em comprar um Ford Focus hatch 1.6 com ar, direção hidráulica e trio elétrico dianteiro, 2008/2009, por R$ 39,9 mil porque não sei se agora ele pode sair de linha com a chegada do novo Focus.

O que me disseram na concessionária foi que o modelo 1.6 irá continuar e é o 2.0 que vai ser o novo. A outra dúvida é com o VW Voyage novo, 1.6, com ar, direção hidráulica, trio e alarme. Só não tem o kit Trend. Tudo por R$ 36,4 mil. Falaram que ele é um carro que nasceu praticamente morto, que não está fazendo o sucesso esperado.

Se vocês souberem de alguma coisa e puderem me ajudar, eu agradeceria demais.

Grato,

Felipe Pimentel Passos Kahey"


Como vai, Felipe, tudo certo?

Sua dúvida é interessante e mais comum do que pode parecer: compro um carro médio, mas hatch, ou um sedã pequeno? Como sempre, depende de para que você precisa do carro.

Se você carrega adultos ou filhos crescidos no carro, compensa ter um veículo mais espaçoso no banco de trás. Neste caso, a balança pesa a favor do Ford Focus, que tem entreeixos maior que o do VW Voyage. O porta-malas do hatch também não é tão pequeno e permite carregar uma boa quantidade de bagagem. Se você não se preocupa tanto com passageiros, mas precisa de porta-malas, o Voyage é uma opção melhor.

Em termos de economia, o VW Voyage é mais econômico que o Ford Focus, além de ser um veículo menos sujeito a sair de linha justamente por ser um lançamento recente. Essa história de que o VW Voyage nasceu morto é uma grande bobagem. O novo sedã está ajudando a marca alemã a recuperar sua liderança histórica no mercado brasileiro. O Focus 1.6 também deve continuar no mercado por um bom tempo justamente por oferecer uma excelente relação custo/benefício.

A desvantagem do Voyage é essa coisa de não trazer ar e direção de série em nenhuma de suas versões, algo que vem sendo feito para rentabilizar concessionários em detrimento do consumidor. Podendo, opte sempre por um carro que já traga ar e direção de série, sob pena de ver seu investimento nestes equipamentos virar pó na hora da revenda.

Por fim, faça a cotação de seguro dos dois veículos para seu perfil e veja qual apresenta o menor custo. Esse é um bom indicativo de qual é a melhor opção para você.

Faça uma boa compra!

Um abraço,

Gustavo