"Boa tarde, Gustavo,
Quero parabenizar você pela ideia e conteúdo do blog. Fico feliz em encontrar pessoas dispostas a fornecer dicas e orientações tão úteis quanto as suas.
Minha solicitação de consultoria seria para a troca de uma VW Parati 1.0 16V Fun 2001 por um carro com mais motor e com um ano mais recente (2006 em diante). Minha única rigidez seria quanto ao tamanho do porta-malas, não quero nenhum milímetro a menos! :^)
O orçamento total gira em torno de R$ 30 mil (já considerando a venda da Parati).
Gostaria de algumas dicas de modelos no perfil geral de baixa manutenção, seguro, IPVA e combustível, esses itens que todos procuram...
Já pensei em comprar outra Parati e também já recebi ofertas da Peugeot 206 SW 1.4 (uma 2005 por R$ 26 mil e outra, 2007, por R$ 30 mil), mas não sei avaliar o custo/benefício deste modelo e, principalmente, da marca.
Gostaria de sua ajuda.
Grata,
Veriane Sara Farinhaki"
Veriane, agradeço pela gentileza das suas palavras. O MotorDicas ainda é mais uma satisfação do que um meio de ganhar a vida, mas eu espero que um dia ele se torne meu ganha-pão. Sabendo que vocês gostam tanto dele, eu fico contente da silva!
Sua dúvida é legal por servir de exercício a opções nas quais você talvez nunca tivesse pensado. Pode ser que você não goste de nenhuma delas, mas o exercício é sempre interessante. Vale lembrar que, como se trata de modelos usados, muitos já saíram ou estão para sair de linha, o que não a afetará tanto com relação à desvalorização, especialmente se você for ficar com o carro por pelo menos mais de três anos.
Sua VW Parati 2001 tem um porta-malas de 437 l. Por mais estranho que possa parecer, esse porta-malas é superado até por o de alguns sedãs, mas eu suponho que você, como a maioria das mulheres, não goste de sedãs. Em todo caso, vou sugerir, mas vale começar com os que você tem mais chance de gostar.
A primeira sugestão é a Renault Scénic. Por R$ 30 mil você compra um modelo 2006, que tem ar, direção, motor 1,6-litro, manutenção confiável, preço baixo de seguro e um porta-malas de 410 l. Cabe uma sacola a menos, teoricamente, mas é um porta-malas a considerar.
Se você quiser um realmente grande, pode escolher a Citroën Xsara Picasso, que tem 550 l de porta-malas. O problema com os Citroën é o acabamento e o custo de manutenção. Além disso, o motor 2-litros dessa minivan vai beber significativamente mais que o da Parati. Em todo caso, você também encontra uma 2006 por essa faixa de valor.
Se você não levar a questão do ano e do valor tão à risca, poderá comprar uma Toyota Fielder por cerca de R$ 33 mil. Essa perua, derivada do Corolla, é espaçosa, confiável e tem fama de consumir pouco. O porta-malas tem 411 l, mas também parece comportar mais do que isso. Sugiro a você uma boa olhada em uma.
A Peugeot também tem uma perua, a 307 SW, que pode ser encontrada por este valor, mas ela é importada, o que torna seus custos de manutenção mais altos. De novo, seu grande apelo é o porta-malas, de 520 l. Se estiver bem conservada e um seguro baixo, pode ser uma boa opção para você, mas o risco, com ela, é bem mais alto.
Entre os sedãs, que eu não acho que farão sucesso com você, eu recomendaria o Chevrolet Vectra, o Renault Mégane e o Toyota Corolla, com ênfase neste último, conhecido por ser econômico e por dar muito pouco trabalho.
Uma Parati nova eu não aconselho. Se você quiser continuar com a VW, escolha a SpaceFox, que também pode ser encontrada na faixa dos R$ 33 mil. Chorando um desconto, talvez você consiga comprar uma por R$ 30 mil.
A Peugeot 206 SW é uma perua gostosa de dirigir, mas o porta-malas dela é minúsculo: só 313 l. Para você, que não queria nem um milímetro a menos de porta-malas, seria uma péssima sugestão.
Espero que essas dicas a ajudem a escolher a melhor opção para você, Veriane.
Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.
Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.
Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.
Um abraço a todos,
Gustavo