Em setembro deste ano, foi anunciado oficialmente que os carros da REVA, empresa indiana dedicada a veículos exclusivamente elétricos, seriam trazidos à América do Sul pela CAM Br, empresa do grupo espanhol Endesa, ligado ao setor elétrico. O que não se sabia era quem revenderia os carros por aqui, nem em que cidades. Pois o mistério foi resolvido. A primeira empresa a vender os carros da REVA no Brasil será a ElecTrip, e a cidade escolhida para a estréia não poderia ser outra: São Paulo. Tanto pelo problema de poluição quanto pelo de trânsito.
"Tenho a intenção de abrir uma representação em São Paulo, mas tudo depende do volume e da aceitação do veículo, bem como da redução de impostos, que são muito altos, ainda", disse Victor Levy, da ElecTrip, ao MotorDicas.
Levy comprou dois veículos, do modelo mais simples, o Standard, nas cores prata e azul. Serão os dois primeiros a ser vendidos ao público, por R$ 56.385, e chegam ao país em janeiro. Além deles, os interessados podem encomendar o modelo Deluxe, que sairá por R$ 75.075 e virá, de série, com ar-condicionado, travas elétricas nas portas, toca-CD com MP3 e rodas de liga-leve, entre outros equipamentos.
Segundo o que diz o site da ElecTrip, www.electrip.com.br, os interessados em um dos dois primeiros modelos a desembarcar no país terão de fazer um depósito de 25% do valor do veículo escolhido assim que manifestarem interesse.
O restante do valor deve ser pago na liberação do automóvel, quando ele chegar ao país. O mesmo procedimento deverá ser seguido para os REVAi que forem encomendados, como os do modelo Deluxe. O prazo de chegada dos carros ao Brasil é de cinco meses depois do pedido.
Com 2,64 m de comprimento, 1,32 m de largura, 1,51 m de altura e um entreeixos de 1,71 m, o REVAi pesa 665 kg e é chamado de 2+2, ou seja, leva dois adultos nos bancos da frente e duas crianças, que viajam no carro exatamente como é mostrado nesta foto, infelizmente muito pequena:
O tempo de recarga, em uma tomada comum, leva de 2 a 8 horas. Com recarregadores especiais, é possível recuperar 50% da carga em 10 minutos, o que equivale a uma autonomia de 40 km. Com carga total, a distância que pode ser percorrida com um REVAi é de 80 km, mais do que suficiente para a maioria dos deslocamentos diários das pessoas. A velocidade máxima, de 80 km/h, também é compatível com as velocidades permitidas nos grandes centros, mas pode ser um empecilho em algumas estradas com limite de velocidade superior.
Se o carrinho fizer sucesso por aqui, é possível que, em breve, tenhamos a nova geração do modelo a caminho do Brasil. Mostrada como conceito, ela usa baterias de íons de lítio, mais modernas que as do modelo atual, que são de chumbo.
Ainda há muitas perguntas por responder. Tão logo tenhamos novidades sobre os primeiros automóveis elétricos à venda no Brasil, voltaremos ao assunto. Fique de olho!
Fonte: ElecTrip