Nós já falamos uma palavrinha ou duas a respeito do Loremo por aqui. Da última vez, falamos da versão elétrica do carro e de sua nova aparência. Curiosamente, todas as imagens de divulgação do carro e dos protótipos ainda conservam a aparência antiga, possivelmente para manter os custos de desenvolvimento baixos. Isso não impede a empresa alemã de nos manter atualizados sobre o desenvolvimento das três versões do carro: a LS, a GT e a EV.
A versão de entrada, a LS, manterá o motor a diesel de dois cilindros. Agora sabemos que cilindrada ele terá. A capacidade cúbica será de 700 cm³ e o motor será fornecido por uma empresa alemã. A Loremo não divulga que empresa seria essa. O consumo caiu dos 67 km/l inicialmente previstos para 50 km/l. Ainda é um número expressivo, mas caiu bastante. O que não caiu foi o preço, pelo contrário. Cotado para custar 11 mil euros, ele agora tem valor estimado de 15 mil euros (cerca de R$ 45 mil).
Pode parecer muito, mas quando lembramos que, com o tanque de 20 l, o carro percorre 1.000 km, que ele tem 3,80 m de comprimento, 1,36 de largura, 1,14 m de altura, 550 kg de peso e comporta quatro pessoas, isso pode parecer detalhe. Carro nenhum deste tamanho e por este preço faz o que o Loremo faz, ainda que a velocidade máxima dele seja de 160 km/h e que ele demore até 20 s para sair do 0 e chegar aos 100 km/h.
O esportivo da linha, o GT, trocará o motor de três cilindros a diesel com 36 kW (50 cv) por um motor Otto de dois cilindros e 850 cm³ com 45 kW (62 cv), também fornecido por uma empresa alemã ainda não revelada. Segundo a Loremo, o motor a diesel seria mais caro, mais pesado, menos potente e mais difícil de desenvolver. Mais potente, o GT pode superar os números de desempenho do modelo anterior: 200 km/h de máxima e 10 s para ir de 0 a 100 km/h. A barreira dos 15 mil euros ele já superou: agora ele deve custar 20 mil euros, ou R$ 60 mil.
Como todo mundo está correndo para as versões elétricas, a Loremo decidiu criar a sua, a EV (Electric Vehicle). Com motor de 20 kW (27 cv), ele tem velocidade máxima de 170 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 15 s, mas poderia ser ainda melhor do que a versão LS se o peso não fosse mais alto. Por sorte, as baterias de íons de lítio, que dão uma autonomia de 150 km, representaram um aumento de peso de menos de 10%. O carro, de 550 kg, passou a 600 kg.
Última versão a começar a ser desenvolvida, a EV deve ser a primeira a chegar ao mercado. O preço, de 30 mil euros (R$ 90 mil), é salgado, mas até que não é tanto comparado com os US$ 50 mil que a smart quer cobrar pela versão elétrica do fortwo. A Loremo está confiante em boas vendas, voltadas a públicos diferentes. Se o mercado vai aderir a esse otimismo é outra questão.
Fonte: Loremo