SSC revela o carro elético mais veloz do mundo, o Ultimate Aero EV

SSC (Shelby SuperCars) mostrou oficialmente hoje sua mais nova criação. Como o mundo esperaria, ela é incrivelmente rápida e poderosa. Como ele não esperava, ele também é absurdamente limpo e revolucionário. Isso é tudo que podemos esperar do novo Ultimate Aero EV, um carro que quer conquistar o título de "Veículo Elétrico de Produção em Série mais Veloz do Mundo".



De acordo com a SSC, o carro mostrará o novo "All-Electric Scalable Powertrain", ou "Conjunto Motriz Escalável Inteiramente Elétrico". Ele deve ser mais conhecido por sua sigla, AESP, e deve servir para provar que veículos elétricos podem ser ainda mais divertidos de dirigir que os tradicionais automóveis com motor a combustão.

A razão para isso é que carros elétricos têm seu torque máximo já a 0 rpm. No Ultimate Aero EV, com seus motores gêmeos AESP, isso representa 1.085 Nm! A potência não fica muito atrás e atinge 1.013 cv, o que permite acelerar o carro de 0 a 100 km/h em 2,5 s e a atingir a velocidade máxima de 335 km/h. O Ultimate Aero EV usa uma transmissão automática de três velocidades com trocas gerenciadas eletronicamente. Cada uma leva apenas 0,24 s.

Com uma performance dessa magnitude, não seria uma surpresa se as baterias do carro acabassem em 5 minutos, mas não é isso que acontece com o Ultimate Aero EV, de acordo com a SSC. O carro pode rodar até 322 km com uma carga completa, mas, caso o motorista acabe com ela em muitas voltas rápidas (num autódromo, por exemplo), o SSC dotou seu superesportivo elétrico de um sistema chamado "Charge on the Run", ou "Carga em Movimento". Ele permite que as baterias do Ultimate Aero EV sejam completamente recarregadas em apenas dez minutos. Considerando que recargas em carros elétricos costumam levar horas, dez minutos não são nada. O único requisito é que a tomada seja de 220V.

Para quem quiser o carro para "fazer lenha", não será preciso se preocupar com a temperatura das baterias, que costumam esquentar bastante nessas condições. O AESP usa refrigeração líquida.

Este é apenas o começo para a divisão verde da SSC. Ao apresentar o sistema AESP de uma maneira tão contundente, eles estarão prontos a fornecê-lo a outros fabricantes ou até mesmo a desenvolver uma linha própria de veículos, com aplicações de 200 cv em carros pequenos ou médios, de 500 cv em picapes médias ou utilitários esportivos e de até 1.200 cv em ônibus, caminhões, equipamentos pesados e até veículos militares.

Como normalmente acontece com algo que parece tão bom, poderíamos esperar pelo velho discurso de desenvolvimento, com vendas apenas em 2050, mas a SSC apresentará o Ultimate Aero EV oficialmente ao público no segundo trimestre deste ano. As vendas começam até o final de 2009. Além disso, Jerod Shelby, fundador da SSC, vai dirigir o carro ao lado de convidados especiais em circuitos de altíssima velocidade nos EUA, parando apenas para mostrar a rapidez do reabastecimento. Estamos ansiosos em ver isso acontecer. E a parte boa é que será em breve.





Fonte: SSC