Quando o Chevrolet Vectra apresentou um novo motor de 2 litros e 140 cv com álcool, era apenas questão de tempo até que ele se espalhasse por todos os modelos que usam a mesma cilindrada. E não deu outra. Depois do sedã, faltava Vectra GT, Astra e Zafira. Agora, não falta mais ninguém.
O novo motor rende, no Astra, 140 cv a 5.600 rpm com álcool e 133 cv a 5.600 rpm com gasolina. O torque também está maior: 193 Nm com o combustível vegetal e 185 Nm com o fóssil, ambos a 2.600 rpm.
O Astra pode ser equipado com câmbio manual ou automático. Com o primeiro, ele atinge 200 km/h de máxima e vai de 0 a 100 km/h em 9,8 s com etanol e 195 km/h e 10,3 s, respectivamente, com o derivado de petróleo. Com o segundo, as marcas são de 198 km/h e 11,2 s (álcool) e 190 km/h e 12 s (gasolina).
A maior melhoria, de todo modo, deve ser de consumo de combustível. Com transmissão manual, o novo Astra roda 11 km/l na estrada e 7,5 km/l na cidade com etanol. Com gasolina, as marcas chegam a 16,4 km/l em circuito rodoviário e 11,1 km/l no urbano.
Com a transmissão automática de quatro marchas, o carro faz 10,3 km/l na estrada e 7,5 km/l na cidade com o combustível vegetal e 15 km/l e 10,5 km/l, respectivamente, com o fóssil. A GM não divulgou os preços, nem as especificações da Zafira, que já está nas concessionárias.
Nada na aparência dos carros mudou, nem a adoção da nova identidade visual da marca. Mau sinal, diga-se: ou há alguma versão por chegar ainda este ano ou a GM está esperando para tirar os dois modelos de linha.
Fonte: GM