"Qual é a melhor minivan pequena do mercado?"

"Olá, Gustavo. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente blog. Louvável iniciativa.

Minha dúvida: estou entre um Fiat Idea 2010 1.4 completo, com um porta-malas pequeno, baixo rendimento (carro grande para um motor fraco), porém mecânica mais barata e confiável. Outra opção seria o Fiat Idea 2010 HLX 1.8, mais caro, com um desempenho melhor, porém com consumo maior em relação ao anterior.

Fiquei bastante impressionado com o Nissan Livina, excelente espaço interno e de porta-malas, com motor 1,6-litro, porém com mecânica cara. O fato de ser um lançamento deixa muitas dúvidas. Gostaria de um carro com bom espaço interno e porta-malas (400 l), com motorização 1,6-litro, flex e de gastar até R$ 48 mil. Pretendo ficar por pelo menos dois anos com ele.

Tenho um Citroën C3 GLX 1.4 Flex ano 2008 em excelente estado (20 mil km) e não consigo avaliação maior do que R$ 26 mil nas agências. O que fazer?

Obrigado.

Ricardo Alencar"


Boa tarde, Ricardo. Obrigado pelas palavras de incentivo. Se o blog está sendo útil, já é um estímulo e tanto.

Perceba que a descrição que você dá do carro que procura já indica a opção que você fez. Não há no mercado nenhuma minivan com preço até R$ 48 mil e motor 1,6-litro flex a não ser a Nissan Livina.



Permita-me dizer, e acho que essa a sua dúvida, que essa é uma excelente escolha. Com esse preço e essa oferta de espaço e equipamentos, a Livina se tornou a melhor opção do mercado para quem procura uma boa relação custo/benefício.

A mecânica da Livina é a mesma usada no Renault Logan e no Sandero. Se ela foi cara, um dia, isso não pode mais ser dito da mesma forma. Os motores Renault são bastante confiáveis, ainda que a imagem dos japoneses e alemães seja muito melhor. Lembre-se de que a Fiat também tinha uma imagem muito ruim em seus primeiros anos de mercado e que o Mille, recentemente, foi escolhido por mecânicos como o carro barato mais confiável do Brasil.

Para reforçar, ela tem garantia de três anos. Se você fizer as revisões corretamente, não terá custos mecânicos altos e ainda venderá o carro com um ano de garantia para o próximo proprietário.

Como usa um motor francês, a Livina se beneficia de uma taxa de compressão maior na versão 1.6 do que na 1.8. Isso equivale a dizer que, se você costuma abastecer com álcool, terá um bom consumo. O motor 1,8-litro da Livina tende a ser gastão com o combustível vegetal.

Além destes critérios técnicos, posso lhe dizer também que a dirigibilidade da Livina me impressionou bastante. Apesar de minivan, ela se comporta quase como uma perua. Falando em perua, eu recomendo que você dê uma olhadinha na Renault Mégane Grand Tour, também. A Toyota Fielder seria uma opção, se não tivesse saído de linha.

Dentre as outras opções do segmento de minivans pequenas, eu não lhe recomendaria a Idea em nenhuma versão porque ela está prestes a apresentar uma reestilização, o que deve desvalorizar a versão atual da minivan. A 1.8, então, é ainda pior. Ela deve passar a usar um novo motor 1,9-litro. A Meriva acabou de mudar, mas também existe a perspectiva de surgir uma nova minivan da Chevrolet, baseada no projeto Viva. Na Europa, a Meriva deve ganhar sua segunda geração no segundo semestre deste ano. Esses dois modelos poderiam ser interessantes se você estivesse pensando em comprar um carro usado, que já sofreu a desvalorização natural de um modelo novo.

Com relação a seu veículo, uma cotação justa para seu Citroën C3 GLX 2008 seria na casa dos R$ 35 mil, mas não espere uma cotação justa em agências. Elas vinham enfrentando dificuldades para vender modelos usados e vão sempre jogar o preço dos carros que compram mais para baixo, para maximizar os próprios lucros. Ainda mais um como o seu, que é praticamente novo.

Seu exemplo, infelizmente, serve para ilustrar algo que eu sempre digo por aqui. Se você for comprar um carro novo, fique com ele pelo menos dois anos. Ficar um ano só vai fazer você perder dinheiro inevitavelmente. E o raciocínio é cruelmente simples: entre o seu carro, com um ano de uso, por R$ 35 mil, e um novo, com taxas de juros mais baixas, por R$ 40 mil e com uma dianteira diferente, o comprador fica com o novo. A diferença de preço não compensa. Um 2007 sai por R$ 30 mil. Aí, sim, a diferença pesa.

Para tentar um preço justo para seu carro, anuncie-o e espere vender pelo valor que você considera adequado. Pode levar bastante tempo, mas pelo menos o prejuízo será menor. Outra solução é tentar negociar por um bom preço na concessionária em que você for comprar seu carro novo. Para não perder a venda do novo, a revenda pode te oferecer um valor próximo do justo. Arrisca, vai que dá certo?

Se você não estiver com muita pressa, pode ser prudente esperar até o ano que vem pela chegada da C3 Picasso, a minivan do C3.



Ela deve ser vendida com um excelente conteúdo e deve ter bastante espaço interno, ainda que possivelmente não tanto quanto a Nissan Livina. Até o ano que vem, que é quando ela chega, seu carro já estará em um bom momento para a revenda e uma concessionária Citroën, por amor à camisa, tem de valorizar seu carro mais do que as de outras marcas. Considerando que você esteja satisfeito com seu carro, e queira voltar a ter um Citroën, é uma opção a considerar.

Espero ter ajudado você em sua próxima compra. Precisando de mais alguma coisa, avise.

Um abraço,

Gustavo