JJAD dividirá a tecnologia elétrica do P1-E com outros fabricantes

A JJAD, empresa britânica fundada pelo ex-designer da McLaren Jim Dowley, anunciou no começo de 2008 planos para um novo esportivo. O Project 001 seria cru, direto ao ponto: andaria bem porque pesa pouco (meta de 870 kg) e porque tem uma potência boa (200 cv). O resultado seria a ótima relação peso/potência de 4,4 kg/cv em um veículo de 3,89 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,16 m de altura e entreeixos de 2,40 m, o que deve lhe dar grandes balanços dianteiro e traseiro (mais de 70 cm na frente e atrás). O carro também custaria 35 mil libras esterlinas, pouco menos de R$ 115 mil. Com o tempo, o nome diminuiu (virou P1) e o motor a gasolina deu lugar a dois, elétricos, colocados um em cada eixo do carro. O esportivo deveria ter um protótipo rodando já em 2009, mas, antes disso, a empresa decidiu anunciar que dividirá com outros fabricantes a tecnologia empregada por seu sistema elétrico. Seria uma resposta ao pedido do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, para tornar o Reino Unido líder na produção e desenvolvimento de veículos elétricos.



Apesar de a empresa ter decidido apresentar a traseira do carro, que ainda não havia sido revelada, ela deu uma disfarçada sobre os reais motivos de sua generosidade tecnológica, ainda que tenha dado a entender os reais motivos. A JJAD precisa de financiamento para testar e produzir o esportivo e está ansiosa em cooperar com qualquer empresa britânica que possa ajudá-la na empreitada.

Se conseguir todo o dinheiro de que precisa, a JJAD terá nas mãos um carro com tração nas quatro rodas elétrico capaz de rodar 370 km com uma carga completa de suas baterias e de acelerar de 0 a 96 km/h em 2,9 s. Ele também pesaria 1.055 kg e custaria pouca coisa menos que R$ 180 mil. É isso que o P1-E promete. Amém!



Fonte: JJAD