"Que carro espaçoso posso comprar por até R$ 25 mil?"

"Boa tarde, Gustavo, tudo bem?

Estou com umas dúvidas e gostaria de saber se você poderia me ajudar. Na minha casa moram quatro pessoas. Nós temos um carro apenas, uma VW Parati 1.8 Atlanta 96, e estamos querendo trocar de carro. Temos procurado há um tempo e mesmo assim está meio complicado de achar.

Estávamos olhando carros diferentes e um dos problemas é que acredito que um carro 1-litro não seria muito bom para nós. Aqui em casa todos são mais pesados. Temos um limite para o valor do carro. No caso queríamos vender nosso carro, a Parati, que foi avaliada em torno de R$ 9.500, e temos mais R$ 15 mil para completar.

O carro aqui é utilizado mais para minha irmã ir para a faculdade e minha mãe, para o serviço, fora os usos normais. Eu moro em Diamantina e minha família em Belo Horizonte, e vou para BH às vezes, uma vez por mês.

Tem algum carro que você acha que poderia ser bom para indicar? Eu estava dando uma olhada no Chevrolet Prisma. Ele é um carro bom? Ouvi dizer que é um carro que já "nasceu morto", que não vai pra frente, o que você acha?

Muito obrigado e desculpe o incômodo,

Henrique Carlos Fonte Boa Carvalho
Diamantina, MG"


Como você está Henrique, tudo certo? Me desculpe você pela demora em responder, mas sua consulta foi uma das mais complexas que peguei nos últimos tempos. Não pela condição que você coloca (um carro até R$ 24,5 mil, para quatro pessoas e espaçoso), mas pela variedade de opções que há no mercado, hoje.



Para começar, apesar de você cogitar o Chevrolet Prisma, eu não lhe recomendo nenhum modelo novo. Primeiro, porque nenhum deles pode ser comprado por menos de R$ 30 mil, só os com motor 1-litro, que você não acha adequados para sua família. Assim, a melhor opção realmente está nos modelos usados.

Um usado em bom estado é a melhor opção para vocês inclusive do ponto de vista financeiro. Quando vocês quiserem vendê-lo, se isso precisar ser em breve, vocês tendem a perder menos dinheiro do que se o veículo fosse seminovo. Só tome o cuidado de comprar um veículo em muito bom estado, pouco rodado, que precise de um mínimo de cuidados. Escolha, portanto, um veículo tão novo quanto seja possível.

Na faixa de valor que você indicou, em torno de R$ 25 mil, as sugestões são muitas. Se vocês quiserem um sedã, por exemplo, eu lhe indico os japoneses, conhecidos por sua necessidade bem baixa de manutenção. Só fique atento para não comprar um modelo importado. Os fabricados no Brasil têm manutenção mais barata. Entre eles eu recomendo o Honda Civic até 2002 e o Toyota Corolla até 2001. Outro sedã muito bom, e mais conhecido, para vocês, é o Polo Sedan. É possível encontrar um até 2005 por esse valor que vocês podem pagar.

Outras opções de sedãs são o Ford Focus até 2002, o Chevrolet Vectra do modelo antigo e até o Chevrolet Astra. Os modelos da Chevrolet são festejados por taxistas por terem preços de peças acessíveis e uma manutenção fácil. Já o Focus é considerado um dos melhores carros de seu segmento, ainda que não tenha sido um campeão de vendas. Foi um injustiçado, digamos assim.

Se o problema de vocês for de espaço, vocês podem comprar uma minivan. Das disponíveis, a que mais recomendamos é a Renault Scénic até 2003. Ela não é lá muito gastona e não costuma dar manutenção, mas, quando dá, tem peças muito caras. A Scénic também deve sair de linha este ano, o que tende a fazer seu valor de mercado cair. Outra opção é a Citroën Xsara Picasso até 2003. Com motor mais forte, a Citroën é muito espaçosa, mas não é conhecida por ser o veículo mais confiável do mercado em termos de manutenção. E quando é preciso fazer alguma coisa, o preço também é alto.

Minhas recomendações pessoais, se vocês estão preocupados com manutenção, são o Honda Civic e o Toyota Corolla.

Faça uma cotação de seguro dos veículos que lhe indiquei, também, para não pegar um seguro muito alto pela frente. Sendo uma despesa que vocês terão todo ano, vale ficar de olho nela.

Espero ter de passado boas sugestões. Tomara que uma delas se transforme em uma boa compra para você e sua família.

Um abraço,

Gustavo